quinta-feira, 22 de maio de 2008

BV 2008 - 1a Etapa

Caros amigos,

Em 15 de março do corrente, foi realizada a etapa inaugural do BV 2008, no kartódromo do Rio Shopping, com a presença de 69 pilotos.

A etapa se revelou um grande sucesso, com disputas emocionantes em todas as baterias. Impressionou a qualidade dos pilotos deste ano, com o BV tendo entre os seus pilotos efetivos vários dos pilotos brasileiros que já conquistaram um lugar entre os 15 primeiros do Campeonato Mundial: Rodrigo Faulhaber (atual Campeão Mundial e 14o em 2006), Thiago Costa (Vice-campeão em 2005 e 6o em 2006), Pedro Washington (3o em 2005, 5o em 2006 e 6o em 2007), Ed Cordeiro (4o em 2006 e 11o em 2007), Filipe Jorge (12o em 2005) e Luir Miranda (15o em 2007).

A primeira bateria, a do Grupo 6, normalmente ocupada por pilotos iniciantes ou menos experientes no kartismo, este ano teve uma configuração atípica, em função da entrada de vários jovens pilotos de talento, como o Ígor Mauro, o Matheus Porto, o André Lima e o André Georges, além do atual campeão do CIK Alexandre Moriya, e do retorno de outros pilotos não menos talentosos, como o campeão mundial Rodrigo Faulhaber e seu pai Richard, o Filipe Jorge e o Thiago Amorim, todos acompanhados do autor da melhor volta do dia na última etapa de 2007, o Carlos Mano. Com tantos feras na pista, a bateria só poderia ter disputas acirradas por todas as posições, tendo sido brilhantemente vencida pelo pole position Ígor Mauro, que resistiu bravamente ao assédio do Rodrigo Faulhaber durante toda a prova, com o Rodrigo finalizando em 2o, a apenas 0.35 s, e fazendo a melhor volta da prova. Fechou o pódio em 3o, com um retorno não menos brilhante, nosso campeão de 2003 Filipe Jorge, que soube ultrapassar e resistir até o final aos ataques do Thiago Amorim, que terminou em 4o.

A segunda bateria do dia, a do Grupo 5, vinha sendo amplamente dominada pelo pole position Daniel Faulhaber, irmão do Rodrigo, até que seu kart quebrou e ele teve que ceder a vitória para o estreante Victor Hugo, com o Walter Ferreira, que havia terminado 2007 com um 3o lugar, estreando 2008 com um novo pódio, desta vez em 2o lugar. Daniel Faulhaber, após ter trocado seu kart, ainda teve tempo para uma brilhante prova de recuperação, conseguindo chegar em 3o e fazendo a melhor volta da prova.

A terceira bateria do dia, a do Grupo 4, viu o presidente do BV Enio Russo ressurgir das cinzas. Após ele estabelecer a pole position por apenas um centésimo de segundo e abrir vantagem na parte inicial da corrida, conseguiu vencer a prova após quase 4 anos de jejum (sua última vitória havia sido na 4a etapa de 2004, no Carrefour da Tijuca, e esta foi sua primeira vitória desde que voltou da Inglaterra em 2005), segurando os ataques do estreante Luiz Fernandes, que chegou colado em 2o, a apenas 0.65 s, e ainda fez a melhor volta da prova. Em 3o lugar, também com uma excelente prova, chegou o nosso diretor João Guerra.

Já a quarta bateria do dia, a do Grupo 3, foi palco do único barba, cabelo e bigode do dia, feito obtido pelo Miguel Barreto, que largou na pole, fez a melhor volta e venceu a prova com autoridade, obtendo sua primeira vitória desde 2006 e assumindo a liderança do campeonato. Em 2o e 3o, também com excelentes atuações, chegaram respectivamente o Pedro Ivo Netto e o Marco Antonio Ribeiro.
A quinta bateria do dia, a do Grupo 2, também foi palco de um não menos emocionante retorno ao lugar mais alto do pódio do nosso eterno tricampeão (2000/2002/2004) Thiago Costa. Thiago, que teve que se ausentar das 3 últimas etapas do ano passado e não vencia desde a 2a etapa de 2007, retornou em grande estilo, fazendo a pole e sabendo segurar o André Matinha, mostrando que de novo em 2008 será um sério candidato ao título. Matinha foi outro piloto que também fez uma excelente corrida, finalizando em 2o lugar, a apenas 3.01 s do Thiago, e ainda estabelecendo a melhor volta da prova. Em 3o, com uma corrida firme e consistente, chegou o Ed Cordeiro.

Finalmente, na sexta bateria do dia, a do Grupo 1, Fabinho Konrad mostrou porque foi o campeão do BV em 2007, largando na pole e vencendo com autoridade, sabendo resistir aos ataques do nosso campeão de 2005, o Pedro Washington. Pedro também realizou uma excelente prova, mostrando que está vivíssimo na luta pelo título deste ano, finalizando a prova a apenas 2.38 s do Fabinho e ainda estabelecendo a melhor volta da prova e do dia. A disputa pelo 3o lugar, extremamente leal, foi a mais emocionante do dia, com várias trocas de posição entre o Francisco Jansley e o Rodrigo Araújo, com o Rodrigo conseguindo finalizar em 3o com uma vantagem de apenas 0.39 s em relação ao Francisco.

Gostaria de parabenizar a todos os pilotos por esta etapa memorável do BV, que faz prever um excelente ano, repleto de disputas por posições, vitórias e títulos!

Nenhum comentário: