segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

BV 2008 - Comissão Organizadora

Em 20/12/2007, tivemos a reunião de fechamento anual do BV 2007 na casa do nosso anfitrião Otacilio Oliveira. Um dos principais pontos tratados foi a Eleição da Comissão Organizadora, Presidente e Vice-Presidentes:- 16 membros se apresentaram como voluntários para fazer parte da Comissão;- 11 foram eleitos como titulares e 5 ficaram como suplentes (Luiz Sanchez e José da Matta a pedido);- em seguida, entre os 11 titulares, foi re-eleito como Presidente o Enio Russo e eleitos como 1o Vice-Presidente o Orlando Afonso e como 2o Vice-Presidente o Paulo Villarim;- os 11 titulares (pela ordem): Enio Russo, Orlando Afonso, Paulo Villarim, Marco Rozo, Caco Baresi, Bismark Oliva, Jorge Cláudio, Eurico Mello, Bruno Miranda, Ed Cordeiro e Otacilio Oliveira (este ficou em 11o lugar da Comissão titular a pedido);- os 5 suplentes (pela ordem): Marco Antonio Ribeiro, Antônio Archer, Claudio Duboc, Luiz Sanchez e José da Matta.

domingo, 23 de dezembro de 2007

BV 2007 - Premiação Categoria "Leves"

na foto, ao centro, o Campeão Fábio Konrad, à esquerda, seu pai e, à direita, Otacilio Oliveira

BV 2007 - Premiação Categoria "Médios"

na foto, à esquerda, Francisco Jansley, no centro, seu filho, o Campeão Maxwell Jansley e, à direita, Otacilio Oliveira

BV 2007 - Premiação Categoria "Pesados"

na foto, o Campeão Otacilio Oliveira e sua esposa, Sandra Oliveira.

BV 2008 - XIII BV DE KART INDOOR - CALENDÁRIO 2008 e NOTÍCIAS DO VELOCIDADE TOTAL

LOCAL, DATA E HORÁRIO DO PRIMEIRO BRIEFING DE CADA ETAPA

PRÉ-TEMPORADA
RIO SHOPPING KART INDOOR - 16/02 - 14:45
....
1ª - RIO SHOPPING KART INDOOR
15/03 - 14:45

2ª - POINT KART
05/04 - 14:15

3ª - PREMIUM/VIA PARQUE
19/04 - 12:45

4ª - TOP KART/EXTRA BARRA
31/05 - 13:45

5ª - SPEED RACER/PETRÓPOLIS
28/06 - 14:15

6ª - PREMIUM/VIA PARQUE
24/08 - 13:45

7ª - SPEED RACER/PETRÓPOLIS
13/09 - 14:15

8ª - TOP KART/NORTE SHOPPING
04/10 - 13:45

9ª - SPEED RACER/PETRÓPOLIS
18/10 - 14:15

10ª - TOP KART/EXTRA BARRA
22/11 - 13:45

.....
Endereços/Telefones:
RIO SHOPPING KART INDOOR – Estrada do Gabinal nº 313 – Freguesia, Jacarepaguá
(Estacionamento Térreo Rio Shopping) Tel: 2443-3965

GUAPIMIRIM – Rio Teresópolis km 111 pista de subida – Parada Ideal
(acesso pela Estrada das Águas da Prefeitura) Tels: 7891-7133/9995-0848/9633-9555

POINT KART INDOOR – Extra Maracanã – Maracanã
(Estacionamento 2º Subsolo) Tel: 2268-5863

TOP KART EXTRA BARRA – Av. das Américas nº 1.510 – Barra da Tijuca
(Estacionamento Subsolo) Tel: 2484-4545

SPEED RACER KART INDOOR – Rua Teresa nº 1.515 – Petrópolis
(Estacionamento G2 Shopping ABC) Tel: (0xx24) 2231-5056

KARTÓDROMO PREMIUM – Av. Ayrton Senna nº 3.010 – Barra da Tijuca
(ao lado do Shopping Via Parque) Tel: 2421-3535

TOP KART NORTE SHOPPING - Av. Dom Hélder Câmara nº 5.332 – Cachambi
(Estacionamento Pedras Altas Subsolo) Tel: 2178-4545

*********
Notícias
*********

No dia 26/10/07, foi disputada no kartódromo Speed Racer, no Shopping ABC em Petrópolis, a nona etapa do XII Campeoanto BV de Kart Indoor, contando com a participação de 51 pilotos, sendo 7 convidados.
As seis baterias do dia tiveram acirradas e emocionantes disputas e serviram para já definir alguns campeões antecipadamente: no Campeonato Geral e na Categoria Leves, sagrou-se campeão o Fábio Konrad; do mesmo modo, no Campeonato de Velocidade Geral e sua Categoria Leves, também já se sagrou campeão o Fábio Konrad; finalmente, também já temos o campeão antecipado da Categoria Pesados do Campeonato de Velocidade, o Otacilio Oliveira. Aos dois, os nossos parabéns por tão brilhantes conquistas!

Na primeira bateria do dia, a do Grupo 6, o vencedor, estreando como efetivo no BV e fazendo barba, cabelo e bigode (vitória, pole e volta mais rápida), foi o Renato Júnior. Em segundo, também estreando como efetivo no BV, chegou o Elias Kaiuca e, em terceiro, o Fernando A. Netto, após sensacional disputa com o Marco Nery, a quem ultrapassou no final da prova.

A segunda bateria do dia, a do Grupo 5, teve um vencedor que decidiu participar na última hora e também fez barba, cabelo e bigode: Marcus Lima! Em segundo, chegou o Bismark Oliva, estreando como efetivo no BV, e, em terceiro, o Eurico Mello, vindo direto da F1, onde trabalha na equipe Williams/Petrobras. Os ares da F1 devem ter feito bem ao Eurico, que estava muito veloz!

Na terceira bateria do dia, a do Grupo 4, dois pilotos da casa não tomaram conhecimento dos adversários e conquistaram os dois primeiros lugares, impedindo-me (ao presidente que vos escreve, Enio Russo, e que chegou em quarto lugar) de conquistar uma medalha: o vencedor, que também fez a pole, foi o Poul Hornemann, e em segundo chegou o Hamilton Lacerda. Já em terceiro chegou o Alexandre Carvalho e a volta mais rápida da prova foi a do Paulo Cezar Custódio, que chegou em sexto.

A quarta bateria do dia, a do Grupo 3, teve como vencedor o Bruno Miranda, que largou na pole. Em segundo, chegou o Marcelo Duarte e, em terceiro, também o autor da melhor volta da prova, o Ed Cordeiro.

Na quinta bateria do dia, a do Grupo 2, fazendo barba, cabelo e bigode, o vencedor foi o Alex Kid. Em segundo, provando que em automobilismo também vale a genética, chegou outro membro do clã Duarte, o Luan, filho do Marcelo Duarte, repetindo a mesma posição que o pai conquistou na bateria anterior. Fechou na terceira colocação, com grande corrida de recuperação, o Murilo Carvalho.

Finalmente, na sexta bateria do dia, a do Grupo 1, o vencedor, também fazendo barba, cabelo e bigode, foi o grande campeão de 2007, o Fabinho Konrad! Em segundo, também com grande atuação, chegou o piloto da casa, Luiz Felipe Filho, e, em terceiro, herdando esta posição após a punição pós-prova aplicada ao piloto Francisco Jansley (que acabou em quinto) por de ele ter jogado involuntariamente o piloto Caio Sampaio nos pneus, terminou o Pedro Washington. Digna de nota também a prova do Otacilio Oliveira, que pulou de oitavo para quarto na que o Pedro Washington considerou a melhor última volta de um piloto no BV 2007!

********************

No dia 6 de maio de 2006, no kartódromo Speed Racer situado no Shopping ABC em Petrópolis, o Campeonato BV de Kart In-Door realizou a sua 3a etapa de 2006, com as suas tradicionais 6 provas.Esta data tornou-se histórica para o BV, pois neste dia o campeonato mais antigo de Kart In-Door do Rio, já no seu décimo-primeiro ano de atividades, atingiu a expressiva marca de 500 provas!É impossível chegarmos neste número sem que um filme passe pela nossa cabeça relembrando os grandes pegas e belíssimas disputas por provas e títulos, que vivenciamos ao longo de todos esses anos. Mas, acima de tudo, é muito bom chegarmos a este momento tendo o privilégio de contar com tantos amigos queridos, que fomos conquistando nesta nossa trajetória. Podem estar certos de que, sem os amigos, entre pilotos, famílias, torcidas, donos e equipes dos kartódromos, o BV simplesmente não mais existiria, pois, ainda que tivéssemos empolgantes disputas nas pistas, sem a amizade e um clima cordial, não há campeonato que sobreviva.
O BV foi fundado por um grupo de 11 amigos em 1996 (consultem o histórico no nosso site http://www.bvkart.com.br/) e de lá para cá ganhou o carinho, a admiração e o respeito da comunidade kartista do Rio, tendo hoje a participação anual de mais de 100 pilotos e servindo de inspiração para vários outros grupos co-irmãos. O campeonato sem dúvida cresceu, mas sem jamais perder o espírito inicial que motivou a sua criação: uma grande confraternização entre amantes da velocidade.
A característica marcante do BV ao longo de todos esses anos tem sido ser um campeonato aberto a todos, sem exceção, sendo jovens ou adultos, homens ou mulheres, todos com iguais direitos a conquistar provas ou títulos. Vale ainda lembrar que a Comissão Organizadora tem a participação na mesma definida de modo voluntário, onde todos têm direitos iguais de votação.
Essas características do BV têm nos permitido contemplar, com muito orgulho, o crescimento na pista e como indivíduo de muitos pilotos, antes crianças e hoje, jovens adultos, como o caso do Thiago Costa, do Pedro Washington e do FilipeJorge, que vimos crescer e conquistar um lugar entre os dez melhores do mundo.Ao mesmo tempo, Pedro teve oportunidade de ser membro da Comissão, enriquecendo sua experiência de vida e aprendendo a lidar com várias opiniões diferentes, ora ganhando votações, ora perdendo.
Mas o BV não se constitui só dos botas, havendo espaço para todos, correndo num campeonato único, onde as baterias são formadas com base na classificação do campeonato, procurando grupar pilotos de desempenho semelhante, de modo a termos disputas mais equilibradas e emocionantes. Este tem sido o principal diferencial do BV ao longo desses anos.
Neste momento tão marcante, não poderíamos deixar de fazer um agradecimento especial a todos os abnegados membros das Comissões Organizadoras, que não se furtaram a dedicar boa parte do tempo de suas vidas a preparar, organizar e gerenciar o campeonato, com o único e exclusivo objetivo de proporcionar o melhor ambiente possível para as disputas nas pistas e o convívio social durante as nossas etapas.
Que o nosso BV continue trilhando o seu próprio caminho, ajudando a descobrir talentos e servindo como referencial e fonte inspiradora para os outros grupos co-irmãos, mas principalmente que continue sendo a casa de todos vocês que ajudaram a construir este campeonato.
Parabéns a todos por esta marca histórica de 500 provas e que venha a prova1000, a 1500, a 2000, ...!
Participaram da 500a prova (a 3a do dia, correspondente à prova do Grupo4) os pilotos Aristides Cunha (pole), Enio Russo, Luiz Silveira, Marcello Manfredi,Mário Jorge Queiroz, Miguel Barreto, Ótavio Grimaldi e Thiago Amorim. O vencedor da prova, que fez jus a um prêmio especial, foi o Thiago Amorim,Com o Marcello Manfredi chegando em segundo e o Mário Jorge Queiroz, que também fez a volta mais rápida, em 3o.
Os demais vencedores desta 3a etapa foram: Gustavo Loureiro (Grupo 1), José da Matta (Grupo 2), Léo Tavares (Grupo 3), Rodrigo Araújo (Grupo 5) e Ney Lima (Grupo 6).
Um grande abraço a todos do
Enio Russo- Co-fundador do BV

BV 2007 - Critério de desempate da MDV e sua respectiva classificação, com desempate feito por ordem alfabética por questões de simplicidade

Atenção! O critério de desempate do MDV está no item 4.4.iii.2.a. (CONSIDERAÇÕES GERAIS E REGULAMENTO), reproduzido abaixo. A lista a seguir está em ordem alfabética.

2) a partir da quarta etapa do campeonato
a. é feito um ranking restrito aos 72 pilotos efetivos, classificando-os em ordem decrescente pelo valor da MDV de cada um. Se mais de um piloto tiver a mesma MDV, o desempate será feito pela classificação deles no Campeonato de Velocidade. Montam-se 6 baterias de 12 pilotos cada, as baterias virtuais, criadas apenas para a finalidade aqui descrita, onde os 12 primeiros deste ranking pertencem ao Grupo 1, os 12 seguintes ao Grupo 2 e assim por diante. O valor da MDV do piloto mais bem rankeado do Grupo 5 das baterias virtuais passa a ser denominado de MDV da etapa e é utilizado como parâmetro para a definição dos pilotos convidados que deverão ser alocados, obrigatoriamente, nos Grupos 1, 2, 3 ou 4. Estão incluídos neste caso todos os pilotos convidados com MDV superior à MDV da etapa, independente da sua classificação no Campeonato de Pilotos;



1
Carlos Mano
35,0000
2
Gustavo Loureiro
35,0000
3
Nicolas Costa
32,3333
4
Fábio Konrad
31,7500
5
Pedro Washington
29,8750
6
Rodrigo Araújo
26,6000
7
Fernando Magalhães
26,0000
8
Francisco Jansley
25,8750
9
Luiz Sanchez
25,2500
10
Bruno Afonso
25,0000
11
Quelder Rubriano
25,0000
12
André Georges
24,0000
13
Maxwell Jansley
24,0000
14
Alex Kid
23,5714
15
Luiz Felipe Filho
23,1250
16
Caio Sampaio
23,0000
17
Daniel Faulhaber
23,0000
18
Renato Júnior
22,5000
19
Rodrigo Faulhaber
22,0000
20
Ígor Mauro
21,0000
21
Thiago Costa
20,7143
22
Luan Duarte
20,1250
23
Laerte Miranda
20,0000
24
Otacilio Oliveira
19,6250
25
Rafaela Mendonça
19,0000
26
Slow Assis
18,8750
27
Filipe Jorge
18,0000
28
Luir Miranda
17,5000
29
Luiz Silveira
17,5000
30
Otávio Porto
17,0000
31
André Matinha
16,3750
32
Marcello Manfredi
16,3750
33
Márcio Arcoverde
16,3333
34
José M. Ferreira Júnior
16,2857
35
Almir Sena
16,0000
36
Elias Kaiuca
15,8000
37
Marcelo Araújo
15,8000
38
Gizelis Valle
15,6667
39
José da Matta
15,6000
40
Ney Lima
15,5000
41
Jorge Lahitte
15,0000
42
Ivan Costa
14,0000
43
Bruno Miranda
13,8750
44
Ed Cordeiro
13,6250
45
Paulo José
13,2500
46
Thiago Amorim
13,2000
47
Marcelo Duarte
13,1429
48
Renato Pinna
13,0000
49
Cássio Kempers
12,2500
50
Jorge Claudio
11,6250
51
Murilo Carvalho
11,6250
52
Marcus Lima
11,5000
53
Matheus Porto
11,5000
54
Marcello Valle
11,4000
55
Ney Loureiro
11,0000
56
Humberto Rubin
10,8333
57
Claudio Duboc
10,5000
58
Fernando Netto
10,1250
59
Poul Hornemann
9,6667
60
Miguel Barreto
9,2500
61
Homero Dornellas
9,1250
62
Flávio Costa
9,0000
63
Rogério Oliva
9,0000
64
Paulo Villarim
8,6250
65
Bismark Oliva
8,4000
66
Edison Fairbairn
8,2500
67
Hamilton Lacerda
8,0000
68
Aristides Cunha
7,5000
69
Felipe Assumpção
7,5000
70
Mônica Costa
7,0000
71
Marcelo Delvizio
6,5000
72
Antônio Archer
6,0000
73
Roberto Queiroz
5,7500
74
Marco Antonio Ribeiro
5,7143
75
Pabllo Rodrigo
5,4286
76
Luiz Felipe
5,3333
77
Paula Cordeiro
5,2857
78
Paulo Cezar Custódio
4,8333
79
Denis Vasconcelos
4,6667
80
Wilson Oliveira
3,6667
81
Pedro Ivo Netto
2,8571
82
Sérgio Dornellas
2,6250
83
Mário Jorge Queiroz
2,2857
84
Fábio Franco
2,2000
85
Maurílio Ferreira
2,0000
86
André Vodopives
1,8000
87
André Felisberto
1,5000
88
Fernando Dreer
1,5000
89
Victor Araújo
1,2000
90
Marco Antônio Binder
1,0000
91
Enio Russo
0,7500
92
Marcos Nadalin
0,7500
93
Marco Rozo
0,2500
94
Rafael Silva
0,1250
95
Alexander
0,0000
96
Alexandre Carvalho
0,0000
97
André Penaforte
0,0000
98
Carlos Alberto
0,0000
99
Cristina Cavedagne
0,0000
100
Elizângela
0,0000
101
Eurico Mello
0,0000
102
Felipe Machado
0,0000
103
Fernando A. Netto
0,0000
104
Gil Kempers
0,0000
105
Guilherme Kaiuca
0,0000
106
João Guerra
0,0000
107
João Paulo Cajueiro
0,0000
108
Jorge Bernardo
0,0000
109
José Renato
0,0000
110
Luiz A. Costa Pereira
0,0000
111
Marcelo Alam
0,0000
112
Marcelo Moura
0,0000
113
Marco Nery
0,0000
114
Marcos Luiz
0,0000
115
Marcus Vinícius
0,0000
116
Mário Ferraz
0,0000
117
Miguel Lopes
0,0000
118
Rafael Merlone
0,0000
119
Raphael Defabri
0,0000
120
Ricardo Bromer
0,0000
121
Ricardo Leme
0,0000
122
Ricardo Mello
0,0000
123
Ricardo P. Velloso
0,0000
124
Ricardo Sebba
0,0000
125
Richard Faulhaber
0,0000
126
Ruan Cardoso
0,0000
127
Samuel Gasman
0,0000
128
Sílvio Dornellas
0,0000
129
Walter Ferreira
0,0000

BV 2007 - Resultado do Campeonato de Velocidade - Geral

1
Fábio Konrad - 254
2
Pedro Washington - 239
3
Francisco Jansley - 207
4
Luiz Sanchez - 202
5
Maxwell Jansley - 192
6
Luiz Felipe Filho - 185
7
Caio Sampaio - 184
8
Alex Kid - 165
9
Luan Duarte - 161
10
Otacilio Oliveira - 157
11
Slow Assis - 151
12
Thiago Costa - 145
13
Rodrigo Araújo - 133
14
André Matinha - 131
15
Marcello Manfredi - 131
16
Jorge Lahitte - 120
17
José M. Ferreira Júnior - 114
18
Bruno Miranda - 111
19
Ed Cordeiro - 109
20
Nicolas Costa - 97
21
Jorge Claudio - 93
22
Murilo Carvalho - 93
23
Marcelo Duarte - 92
24
Renato Pinna - 91
25
Renato Júnior - 90
26
Fernando Netto - 81
27
Laerte Miranda - 80
28
Marcelo Araújo - 79
29
Elias Kaiuca - 79
30
José da Matta - 78
31
Miguel Barreto - 74
32
Homero Dornellas - 73
33
Luir Miranda - 70
34
Paulo Villarim - 69
35
Thiago Amorim - 66
36
Edison Fairbairn - 66
37
Humberto Rubin - 65
38
Claudio Duboc - 63
39
Marcello Valle - 57
40
Paulo José - 53
41
Márcio Arcoverde - 49
42
Cássio Kempers - 49
43
Gizelis Valle - 47
44
Roberto Queiroz - 46
45
Bismark Oliva - 42
46
Marco Antonio Ribeiro - 40
47
Pabllo Rodrigo - 38
48
Paula Cordeiro - 37
49
Gustavo Loureiro - 35
50
Carlos Mano - 35
51
Luiz Silveira - 35
52
Almir Sena - 32
53
Ney Lima - 31
54
Aristides Cunha - 30
55
Paulo Cezar Custódio - 29
56
Poul Hornemann - 29
57
Ivan Costa - 28
58
Fernando Magalhães - 26
59
Bruno Afonso - 25
60
Quelder Rubriano - 25
61
André Georges - 24
62
Matheus Porto - 23
63
Marcus Lima - 23
64
Daniel Faulhaber - 23
65
Rodrigo Faulhaber - 22
66
Wilson Oliveira - 22
67
Ígor Mauro - 21
68
Sérgio Dornellas - 21
69
Pedro Ivo Netto - 20
70
Rafaela Mendonça - 19
71
Filipe Jorge - 18
72
Otávio Porto - 17
73
Maurílio Ferreira - 16
74
Mário Jorge Queiroz - 16
75
Luiz Felipe - 16
76
Felipe Assumpção - 15
77
Denis Vasconcelos - 14
78
Marcelo Delvizio - 13
79
Ney Loureiro - 11
80
Fábio Franco - 11
81
Flávio Costa - 9
82
Rogério Oliva - 9
83
André Vodopives - 9
84
Hamilton Lacerda - 8
85
Mônica Costa - 7
86
Enio Russo - 6
87
Victor Araújo - 6
88
Antônio Archer - 6
89
Marco Antônio Binder - 6
90
André Felisberto - 6
91
Marcos Nadalin - 3
92
Fernando Dreer - 3
93
Marco Rozo - 2
94
Rafael Silva - 1
95
José Renato - 0
96
Walter Ferreira - 0
97
Marcelo Alam - 0
98
Alexandre Carvalho - 0
99
João Paulo Cajueiro - 0
100
Guilherme Kaiuca - 0
101
Marcos Luiz - 0
102
João Guerra - 0
103
Ruan Cardoso - 0
104
Eurico Mello - 0
105
Fernando A. Netto - 0
106
Jorge Bernardo - 0
107
Marcelo Moura - 0
108
Marco Nery - 0
109
Ricardo Leme - 0
110
Felipe Machado - 0
111
Miguel Lopes - 0
112
Sílvio Dornellas - 0
113
Ricardo Sebba - 0
114
Ricardo Bromer - 0
115
André Penaforte - 0
116
Samuel Gasman - 0
117
Luiz A. Costa Pereira - 0
118
Ricardo Mello - 0
119
Richard Faulhaber - 0
120
Mário Ferraz - 0
121
Elizângela - 0
122
Alexander - 0
123
Cristina Cavedagne - 0
124
Rafael Merlone - 0
125
Ricardo P. Velloso - 0
126
Carlos Alberto - 0
127
Marcus Vinícius - 0
128
Gil Kempers - 0
129
Raphael Defabri - 0

BV 2007 - Resultado do Campeonato - Geral

1
Fábio Konrad - 148
2
Pedro Washington - 126
3
Maxwell Jansley - 109
4
Francisco Jansley - 105
5
Slow Assis - 105
6
Luiz Felipe Filho - 105
7
Luiz Sanchez - 102
8
Alex Kid - 94
9
Luan Duarte - 93
10
Bruno Miranda - 92
11
Otacilio Oliveira - 92
12
Caio Sampaio - 90
13
Jorge Claudio - 88
14
Murilo Carvalho - 84
15
Renato Pinna - 82
16
Marcello Manfredi - 81
17
Paulo Villarim - 81
18
Rodrigo Araújo - 78
19
Thiago Costa - 78
20
André Matinha - 78
21
Sérgio Dornellas - 78
22
Fernando Netto - 77
23
Marcelo Duarte - 76
24
Renato Júnior - 73
25
Jorge Lahitte - 73
26
Humberto Rubin - 73
27
Ed Cordeiro - 71
28
Roberto Queiroz - 69
29
Homero Dornellas - 68
30
Marcelo Araújo - 67
31
Elias Kaiuca - 67
32
Alexandre Carvalho - 67
33
Edison Fairbairn - 66
34
Pabllo Rodrigo - 65
35
Nicolas Costa - 64
36
Pedro Ivo Netto - 64
37
Marco Antonio Ribeiro - 64
38
Miguel Barreto - 64
39
José M. Ferreira Júnior - 63
40
Maurílio Ferreira - 63
41
Fernando A. Netto - 62
42
Wilson Oliveira - 62
43
Paula Cordeiro - 61
44
Paulo José - 60
45
Thiago Amorim - 60
46
Claudio Duboc - 59
47
Enio Russo - 57
48
Marco Rozo - 56
49
Marco Nery - 56
50
Bismark Oliva - 55
51
Marco Antônio Binder - 55
52
Eurico Mello - 55
53
Marcos Luiz - 55
54
João Guerra - 54
55
Marcelo Moura - 53
56
Felipe Machado - 53
57
Marcello Valle - 52
58
Paulo Cezar Custódio - 52
59
José da Matta - 51
60
Laerte Miranda - 51
61
Luir Miranda - 50
62
João Paulo Cajueiro - 48
63
Marcelo Alam - 48
64
Sílvio Dornellas - 47
65
Rafael Silva - 47
66
Jorge Bernardo - 44
67
Márcio Arcoverde - 42
68
Ivan Costa - 41
69
André Vodopives - 40
70
Luiz A. Costa Pereira - 40
71
Victor Araújo - 39
72
Mário Jorge Queiroz - 39
73
André Felisberto - 38
74
Walter Ferreira - 37
75
Gizelis Valle - 35
76
José Renato - 35
77
Guilherme Kaiuca - 34
78
Denis Vasconcelos - 34
79
Poul Hornemann - 32
80
Ricardo Leme - 32
81
Almir Sena - 30
82
Cássio Kempers - 30
83
Ney Lima - 28
84
Marcus Lima - 28
85
Luiz Silveira - 27
86
Marcos Nadalin - 23
87
Gustavo Loureiro - 22
88
Daniel Faulhaber - 22
89
Aristides Cunha - 22
90
Fábio Franco - 22
91
Otávio Porto - 21
92
Luiz Felipe - 21
93
Ígor Mauro - 20
94
Matheus Porto - 18
95
Cristina Cavedagne - 18
96
André Georges - 16
97
Rafaela Mendonça - 16
98
Hamilton Lacerda - 16
99
Fernando Magalhães - 15
100
Felipe Assumpção - 15
101
Bruno Afonso - 14
102
Rodrigo Faulhaber - 14
103
Antônio Archer - 14
104
Fernando Dreer - 14
105
Marcelo Delvizio - 14
106
Samuel Gasman - 14
107
Miguel Lopes - 13
108
Filipe Jorge - 12
109
Richard Faulhaber - 12
110
Quelder Rubriano - 10
111
Ney Loureiro - 10
112
Rogério Oliva - 10
113
Ruan Cardoso - 10
114
Ricardo Mello - 10
115
Elizângela - 10
116
Carlos Mano - 9
117
Ricardo Sebba - 8
118
Mário Ferraz - 8
119
Ricardo Bromer - 8
120
Marcus Vinícius - 8
121
Mônica Costa - 6
122
André Penaforte - 6
123
Alexander - 6
124
Ricardo P. Velloso - 4
125
Carlos Alberto - 3
126
Gil Kempers - 3
127
Flávio Costa - 2
128
Rafael Merlone - 1
129
Raphael Defabri - 0

BV 2007 - Convidados

Rodrigo Araújo
Thiago Costa
Marcelo Araújo
Nicolas Costa
Thiago Amorim
Claudio Duboc
Marcello Valle
José da Matta
Laerte Miranda
Luir Miranda
João Paulo Cajueiro
Márcio Arcoverde
Victor Araújo
Walter Ferreira
Gizelis Valle
José Renato
Denis Vasconcelos
Almir Sena
Cássio Kempers
Ney Lima
Marcus Lima
Luiz Silveira
Gustavo Loureiro
Aristides Cunha
Luiz Felipe
André Georges
Rafaela Mendonça
Hamilton Lacerda
Fernando Magalhães
Felipe Assumpção
Bruno Afonso
Antônio Archer
Marcelo Delvizio
Samuel Gasman
Miguel Lopes
Filipe Jorge
Richard Faulhaber
Quelder Rubriano
Ney Loureiro
Rogério Oliva
Ruan Cardoso
Ricardo Mello
Elizângela
Carlos Mano
Ricardo Sebba
Mário Ferraz
Ricardo Bromer
Marcus Vinícius
Mônica Costa
André Penaforte
Alexander
Ricardo P. Velloso
Carlos Alberto
Gil Kempers
Flávio Costa
Rafael Merlone
Raphael Defabri
Alexandre Moriya
Orlando Afonso
Francisco Inglês
Álvaro Jorge
Leo Tavares
Otávio Grimaldi
Ricardo Oliva
Carlos Barbosa
Fernando Barbosa
Paulo C. Miranda
André Vicente
Hugo Israel
Claudio Menezes
Rubens Emerich
Carlos Pires
Aloísio Marcos
Diogo Pitta
Sandra Oliveira
João Menezes
Paulo Carrilho
Caco Baresi
Jonair Almeida Jr
Felipe Falcão
Fábio Fabrício
Vaguinho
Leandro Ribeiro
Bruno Mora
Gil Martins
Carlos Rosa
João Eduardo Fabrício
Artur Lobianco
Bruno Queiroz
Thiago Calvet
Diego Rosa
Christina Sá
Renato Calunga
Gustavo Ribeiro
Patrícia Oliva
Mauro Buonocore
Leonardo Guedes
Bruno Belo
Emerson Vettori
Marcos Diniz
Luiz Correa
André Nikiti
Jayme Darriba
Lincoln Souza
Guilherme Hofmeister
Maurício Lamartine
Eduardo Sadao
André Cupello
Fernando Durval
Luiz Pinheiro
Paulo Tavela
Fábio Sampaio
Adal
Wilker Falcão
Figueroa
Gustavo Serrão
Tatiana Santos
Diogo Santos
Fernando Gilfer
Delio Guimarães
Everton Senna
Rodrigo Villela
Márcio Moura
Felipe Buonocore
Luan Soares
Roberto Travassos
Jorge Marques
Lucas Haberfeld
André Castanheira
Fábio Delia
Aloísio Oliva
Claudison Dias
Peter Haberfeld
Pedro Brito
Salvador Costa
Ricardo Lisboa
Renato Faganello
Engler Haberfeld
Alvaro Pais
Rodrigo Gutierrez
Gildo Pires
Anderson Vasconcelos
Bertha
Cláudio Rogério Moreira
Jadson Barcellos
André Morandi
Paulo Santiago
Pety Dalbone
César Dalbone
Sandro Azambuja
Marcelo Ferrari
Marcelo Custódio
Luiz Eduardo Lino
Luiz Rangel
Fernando Rinaldi
Luiz Alberto S. Rodrigues
William Cardia
Glaucio Mariano Furtado
Samir Aros
Celso Blanco
Walter Coutinho Novaes
Rosinaldo Mesquita
Alexandre Vicente
Carlinhos
Mário Augusto
Jorge Freitas
Onassis Catateco
Marcelo Pozzato
Eduardo Rangel
Júnior Ralado
Rodrigo Gondin
Carlos Vicente
Saulo
Roberto Rodrigues
Paulo Cajueiro
Eva Barsi
Fernando
Ismael Santos
Eduardo Mesquita
Carlos René
Carlos Gustavo
Eduardo Martins
Herbert Vilarinho
Rafael Matta Ladeira
Marcelo Fiorini
Rômulo
Luís Santiago
João Paulo Lins e Silva
Léo Costa
Marcelo M. Penna
Geraldo Dantas
Flávio Bustamante
Marcelo Medeiros Carneiro
Rodrigo Gomensoro
César Bernardo
Rafael Pantoja
Renato Pantoja
Marcelo Penna
Marcelo Monteiro
Mauro Fagundes
Mílton Monteiro
Heitor Araújo
Jorge Kauer
Robson Nunes
Diogo Brandão
Marquinho
Wagner Wallace
Róbson Rezende
Rodrigo Botafogo
Wagner
Luiz Moraes
Fernando Duarte
Ubiratan Sabat
Pedro Paulo
Marco Pacifici
Jorge Alcaide
Wellington
Taísis
Marcos Moraes
Flávia
Hélio Maurício
Gochuda
Mateus
Thiago
Adriana
Pedro Santiago
Sérgio Lins e Silva
Sérgio Villarim
Eduardo Vanderlei
Marcos Barros
Ricardo Mattos
Carlos Air Bag
Felipe Bezerra
Vinícius Rennó
Fernando Santiago
Lúcia
Patrice
Ademílson Ramalho
Gilberto
Tony Lisboa
Antônio Rodrigo
Rogério Gonçalves
Antônio Siciliano
Campos
Oswaldo Celso
Marcus Dal
Papaléo
Aline Grassano
Adriana Rodriguez
Diego Rodriguez
Aline
Pedro Paulo Lins e Silva
Oster Roberto
Marcelo Buonocore
Luzia
Mário de Lemos
Fábio Perez
Ana Cláudia
Aílton
Luiz Ferreira
Adriana Gomes
Roger
Jack James
Isabella Barros
João Tubino
Claudio Rolim
Marcelo Brito
Joppert
Vicente
João Luiz
Adriana Ribeiro
Rodrigo Zanetti
Luiz
Marcelo Paraná
André Schor
Filipe Rodrigues
Lucila
Rodrigo Pantoja
Joaquim Melo
Marcus Vinícius Lima
Kleber Mendonça
Allan Mello Leite
Flavio Santos
Geraldo Vidigal
Clóvis Veloso
Davi Ferreira
Ronaldo Queiroz
Gustavo Pinheiro
Lincoln Leocádio
Luiz Fernando
Rafael Costa
Paulo Ohana
Valentim Guido
Marcelo Lima
Flavinho Costa
Jennifer Costa
Wallace
Marcelo Simões
Lafitte de Andrade
da Matta
Cahique Equi
Breno Bontempo
Leonardo Souza
Rafael Ramos
Igor Novello
Ramon Francisco
Eduardo Bernardo
Fernando Alves Jorge
Henry Daquer
Christian Goldberg
Marcos Paulo
Bruno Aloe
Aldo Russo
Bernard Pereira
José Renato Contente
Cândido
Rafael
Daniel
Júlio
Bruno Moreno
Luiz Rezende
Vladimir
Sérgio Estevão
Vanessa Bastos
Celso
Marcos Xavier
Clóvis Carneiro
Marcus Belfort
Sérgio Porto
Guilherme Sabrá
Paulo Lantelme
José Antônio
João Gabriel Corradi
Helmut Hossmann
Juliana Scherer
Andressa
Thiago Villela
Conrado
André Addison
Rafael Henning
Heitor Arcoverde
Luís Fernando
Alexandre Augusto
Dedé
Diego Kuenzer
Flávio Bruno
Pedro Augusto
Roberto Antonio Correa Jr.
Lino Filho
Emil Pamplona
José Roberto (AZA)

BV 2007 - Efetivos

Fábio Konrad
Pedro Washington
Maxwell Jansley
Francisco Jansley
Slow Assis
Luiz Felipe Filho
Luiz Sanchez
Alex Kid
Luan Duarte
Bruno Miranda
Otacilio Oliveira
Caio Sampaio
Jorge Claudio
Murilo Carvalho
Renato Pinna
Marcello Manfredi
Paulo Villarim
André Matinha
Sérgio Dornellas
Fernando Netto
Marcelo Duarte
Renato Júnior
Jorge Lahitte
Humberto Rubin
Ed Cordeiro
Roberto Queiroz
Homero Dornellas
Elias Kaiuca
Alexandre Carvalho
Edison Fairbairn
Pabllo Rodrigo
Pedro Ivo Netto
Marco Antonio Ribeiro
Miguel Barreto
José M. Ferreira Júnior
Maurílio Ferreira
Fernando A. Netto
Wilson Oliveira
Paula Cordeiro
Paulo José
Enio Russo
Marco Rozo
Marco Nery
Bismark Oliva
Marco Antônio Binder
Eurico Mello
Marcos Luiz
João Guerra
Marcelo Moura
Felipe Machado
Paulo Cezar Custódio
Marcelo Alam
Sílvio Dornellas
Rafael Silva
Jorge Bernardo
Ivan Costa
André Vodopives
Luiz A. Costa Pereira
Mário Jorge Queiroz
André Felisberto
Guilherme Kaiuca
Poul Hornemann
Ricardo Leme
Marcos Nadalin
Daniel Faulhaber
Fábio Franco
Otávio Porto
Ígor Mauro
Matheus Porto
Cristina Cavedagne
Rodrigo Faulhaber
Fernando Dreer

XII CAMPEONATO BV DE KART IN-DOOR - AVISOS APÓS A DÉCIMA ETAPA - 18/12/2007 - Enio Russo

1) Caros amigos! Chegamos ao final de mais um Campeonato BV de Kart In-Door, neste ano de 2007 completando a sua décima segunda edição! A última etapa, realizada em 24/11/07 no kartódromo do TOP KART Extra Barra, foi empolgante, com disputas por troféus em todas as categorias. A etapa contou com a participação de 70 pilotos, sendo 10 reservas, e teve como vencedores o Maxwell Jansley no Grupo 1 (foi o Kimi Raikkonen do BV, pulando de quarto para vencer o Campeonato dos Médios), o Jorge Cláudio no Grupo 2 (com esta sensacional vitória, acabou conquistando o quinto lugar dos Médios), o Nicolas Costa no Grupo 3 (ainda invicto no BV, com quatro vitórias em quatro participações), o Ivan Costa no Grupo 4 (tal filho, tal pai, também invicto no BV, com duas vitórias em duas provas), o Fernando A. Netto no Grupo 5 (conquistando de forma brilhante a sua primeira vitória no BV) e o Daniel Faulhaber no Grupo 6 (piloto que estreou com vitória no BV e, mais importante, conquistou o troféu Marcos Nadalin, comemorativo das 600 provas do BV já realizadas).

2) A Comissão do BV 2007 agradece a toda a equipe do TOP KART Extra Barra pela organização e cooperação, colaborando para a harmonia do evento social oferecido aos pilotos.

3) Damos as boas vindas aos pilotos Daniel Faulhaber e Carlos Mano, estreantes no BV, Daniel com vitória e logo na prova 600, e Carlos fazendo a volta mais rápida do dia! Parabéns a ambos!

4) Os grandes campeões do ano e que receberam prêmios e troféus, foram:
- CAMPEONATO DE PILOTOS - GERAL: 1) Fábio Konrad; 2) Pedro Washington; 3) Maxwell Jansley; 4) Francisco Jansley e 5) Slow Assis;

- CAMPEONATO DE PILOTOS - LEVES: 1) Fábio Konrad; 2) Pedro Washington; 3) Slow Assis; 4) Luiz Felipe Filho e 5) Luan Duarte;
- CAMPEONATO DE PILOTOS - MÉDIOS: 1) Maxwell Jansley; 2) Francisco Jansley; 3) Luiz Sanchez; 4) Alex Kid e 5) Jorge Cláudio;
- CAMPEONATO DE PILOTOS - PESADOS: 1) Otacilio Oliveira; 2) Murilo Carvalho; 3) André Matinha; 4) Jorge Lahitte e 5) Ed Cordeiro;

- CAMPEONATO DE VELOCIDADE - GERAL: 1) Fábio Konrad; 2) Pedro Washington; 3) Francisco Jansley; 4) Luiz Sanchez e 5) Maxwell Jansley;

- CAMPEONATO DE VELOCIDADE - LEVES: 1) Fábio Konrad; 2) Pedro Washington; 3) Luiz Felipe Filho; 4) Caio Sampaio e 5) Luan Duarte;
- CAMPEONATO DE VELOCIDADE - MÉDIOS: 1) Francisco Jansley; 2) Luiz Sanchez; 3) Maxwell Jansley; 4) Alex Kid e 5) Thiago Costa;
- CAMPEONATO DE VELOCIDADE - PESADOS: 1) Otacilio Oliveira; 2) André Matinha; 3) Jorge Lahitte; 4) Ed Cordeiro e 5) Murilo Carvalho;

- PILOTO COM MAIOR NÚMERO DE VITÓRIAS: Fábio Konrad;
- PILOTO COM MAIOR NÚMERO DE PÓDIOS: Fábio Konrad;
- PILOTO COM MAIOR NÚMERO DE POLES: Fábio Konrad;
- PILOTO COM MAIOR NÚMERO DE VOLTAS RÁPIDAS: Fábio Konrad.
Parabéns a todos por tão brilhantes conquistas!!!

5) Lembramos que, de acordo com o item 4.5.v do regulamento, os títulos dos campeões das categorias P, M e L valeram para a disputa pelo troféu de Campeão Carioca de 1966. Para efeito de soma com a contagem existente na época em que o campeonato era dividido em categorias A, B e C, vale a seguinte correspondência: o primeiro colocado no ranking geral entre os campeões P, M e L é considerado o “campeão da categoria A”, o segundo colocado entre eles o “campeão da categoria B” e o terceiro colocado entre eles o “campeão da categoria C”. Com isso, já possuem títulos os pilotos:
· Thiago Costa com 4 (campeão da L (A) em 2000, campeão da M (B) em 2001, campeão da M (A) em 2002 e campeão da L (A) em 2004);
· José da Matta com 3 (campeão da A em 99, campeão da M (B) em 2000 e campeão da P (C) em 2003);
· Pedro Washington com 3 (campeão da L (B) em 2002, campeão da L (A) em 2005 e campeão da L (B) em 2006);
· Paulo Villarim com 2 (campeão da A em 96 e 97);
· Filipe Jorge com 2 (campeão da L (A) em 2003 e campeão da M (B) em 2005);
· Luiz Sanchez com 2 (campeão da M (B) em 2003) e campeão da P (A) em 2006);
· Peter Haberfeld com 2 (campeão da C em 97 e campeão da B em 98);
· José Renato com 1 (campeão da A em 98);
· Antônio Archer com 1 (campeão da L (A) em 2001);
· Fábio Konrad com 1 (campeão da L (A) em 2007);
· Lincoln Leocádio com 1 (campeão da B em 97);
· Engler Haberfeld com 1 (campeão da B em 99);
· Ney Lima com 1 (campeão da M (B) em 2004);
· Maxwell Jansley com 1 (campeão da M (B) em 2007);
· Maurício Lamartine com 1 (campeão da C em 98);
· Lucas Haberfeld com 1 (campeão da C em 99);
· Mauro Buonocore com 1 (campeão da P (C) em 2000);
· Fábio Fabrício com 1 (campeão da P (C) em 2001);
· João Eduardo Fabrício com 1 (campeão da P (C) em 2002);
· Marcelo Araújo com 1 (campeão da P (C) em 2004);
· Cássio Kempers com 1 (campeão da P (C) em 2005);
· Orlando Afonso com 1 (campeão da M (C) em 2006) e
· Otacilio Oliveira com 1 (campeão da P (C) em 2007).

O troféu será entregue ao piloto que primeiro conseguir uma sub-seqüência não descendente (considera-se ascensão o sentido C->B->A) de três títulos consecutivos ou cinco alternados, com a restrição de que o último título tem que ser obtido na categoria A.
6) Como na última etapa nossos amigos Thiago Costa, Claudio Duboc e José da Matta atingiram 3 faltas na segunda metade do campeonato, de acordo com o item 4.1.v do regulamento, eles tornaram-se pilotos convidados do BV 2007. Em seus lugares, tornaram-se pilotos efetivos: Daniel Faulhaber, Rodrigo Faulhaber e Fernando Dreer.

7) Também segundo o regulamento, obedecendo-se ao que estabelecem os itens 2.xi e 4.1.v, os pilotos Sérgio Estevão (interessado em se tornar efetivo), Aloísio Marcos, Caco Baresi, Maurício Lamartine e Fábio Delia (efetivos que se tornaram convidados com zero ponto, após três faltas consecutivas), por não terem tido nenhuma participação em 2007, foram reposicionados na lista de pilotos convidados de acordo com os seus rankings e permanecerão nessas posições para 2008, a menos que manifestem novamente o desejo de se tornarem efetivos, quando então voltam a ser posicionados à frente de todos os outros que não desejam se tornar efetivos.

8) Ainda com relação à lista de convidados, o piloto Alexandre Moriya, que se inscreveu na lista de convidados do BV durante a realização da décima etapa recebendo o número 418, foi alçado à posição 130, ficando na primeira posição imediatamente após todos os pilotos que participaram do BV 2007. Explica-se: por falha da organização, foi convocado para correr na última vaga disponível do dia para pilotos estreantes o piloto Carlos Mano, que havia recebido o número 419, portanto com posição para alocação posterior à do Alexandre Moriya. Como não é mais possível permitir ao Alexandre Moriya correr ainda em 2007, o BV decidiu reparar minimamente o prejuízo causado ao Alexandre, colocando-o na posição imediatamente após os pilotos que participaram do BV 2007 (na verdade, ele só não correu por uma inversão de ordem de chamada por parte da organização).

9) Em 20 de dezembro de 2007, será feita a reunião da nova Comissão Organizadora para o BV 2008. Apresentaram-se como voluntários para participar da Comissão 16 pilotos: Enio Russo, Paulo Villarim, Otacilio Oliveira, Antônio Archer, Marco Rozo, Jorge Cláudio, Luiz Sanchez, Bruno Miranda, Marco Antônio Ribeiro, Ed Cordeiro, Orlando Afonso, José da Matta, Cláudio Duboc, Caco Baresi, Bismark Oliva e Eurico Mello. José da Matta já manifestou seu interesse em permanecer como suplente e Otacilio Oliveira, anfitrião da reunião, na verdade ainda está decidindo se participará ou não da Comissão. Ainda assim, o número de candidatos a titulares (14 ou 15, dependendo da decisão do Otacilio) é superior ao máximo estipulado, de 11 membros titulares. Para determinar, então, quem serão os 11 titulares, será feita uma votação entre os 16 pilotos (eles votam nos 11 que gostariam de ter como membros titulares, independente da ordem), ficando como titulares da Comissão os 11 pilotos mais votados e os demais como suplentes. Após a definição dos 11 membros titulares da Comissão, serão então eleitos o novo Presidente e seus dois Vice-Presidentes, definindo-se em seguida o regulamento do BV 2008.

10) Aproveitando o ensejo para agradecer a participação de todos, fundamental para mais um ano de sucesso do BV, em 2007 com uma participação recorde de 129 pilotos, informamos que estaremos divulgando o regulamento, o calendário, a taxa e o período de inscrição do BV 2008 tão logo os tenhamos definidos. Aguardem!!!

Pilotos com vitórias no BV desde 1996 até 2007 (605 baterias)

1 - Thiago Costa - 27
2 - Filipe Jorge - 24
3 - José da Matta - 23
4 - Luiz Sanchez - 20
Pedro Washington - 20
Peter Haberfeld - 20
7 - Paulo Villarim - 15
8 - Ney Lima - 12
9 - Antônio Archer - 11
10 - Enio Russo - 10
Gustavo Loureiro - 10
Maurício Lamartine - 10
Paulo Santiago - 10
14 - Engler Haberfeld - 9
15 - Claudio Duboc - 8
Marcos Nadalin - 8
Orlando Afonso - 8
Otacilio Oliveira - 8
19 - José M. Ferreira Júnior - 7
José Renato - 7
21 - Almir Sena - 6
Fábio Fabrício - 6
Gildo Pires - 6
Luiz Felipe - 6
Marcelo Araújo - 6
Marcelo Moura - 6
Mauro Bounocore - 6
Pety Dalbone - 6
Rodrigo Faulhaber - 6
Sílvio Dornellas - 6
31 - Alex Kid - 5
Aloísio Marcos - 5
Álvaro Jorge - 5
Cássio Kempers - 5
Lincoln Leocádio - 5
Luiz Silveira - 5
Marcello Manfredi - 5
Marcello Valle - 5
Maxwell Jansley - 5
Miguel Barreto - 5
Thiago Amorim - 5
42 - Aristides Cunha - 4
Eduardo Autran - 4
Eurico Mello - 4
Fábio Konrad - 4
Figueroa - 4
Francisco Jansley - 4
João Eduardo Fabrício - 4
João Paulo Cajueiro - 4
Lucas Haberfeld - 4
Luiz Antônio Costa Pereira - 4
Marcelo Autran - 4
Marcus Lima - 4
Miguel Lopes - 4
Nicolas Costa - 4
Paulo Carrilho - 4
Rodrigo Araújo - 4
Rogério Oliva - 4
Sérgio Dornellas - 4
60 - Adal - 3
Ademílson Ramalho - 3
André Morandi - 3
Artur Lobianco - 3
Caio Sampaio - 3
Carlos Rosa - 3
Celso Blanco - 3
Felipe Falcão - 3
Luiz Felipe Filho - 3
Marco Antônio Binder - 3
Onassis Catateco - 3
Poul Hornemann - 3
Ricardo Oliva - 3
73 - Alexandre Vicente - 2
Bruno Afonso - 2
Bruno Miranda - 2
Bruno Mora - 2
Diego Rosa - 2
Ed Cordeiro - 2
Fernando Dreer - 2
Francisco Inglês - 2
Gil Martins - 2
Ivan Costa - 2
Jayme Darriba - 2
Jorge Cláudio - 2
Jorge Lahitte - 2
Leandro Ribeiro - 2
Luir Miranda - 2
Marcelo Delvizio - 2
Marcelo Penna - 2
Marquinho - 2
Mauro Fagundes - 2
Murilo Carvalho - 2
Otávio Grimaldi - 2
Paulo Cezar Custódio - 2
Pedro Ivo Netto - 2
Rafael Matta Ladeira - 2
Renato Júnior - 2
Renato Pinna - 2
Róbson Nunes - 2
Slow Assis - 2
101-Alexandre Carvalho - 1
Anderson Vasconcelos - 1
André Felisberto - 1
André Matinha - 1
André Nikiti - 1
Bismark Oliva - 1
Bruno Queiroz - 1
Carlos Barbosa - 1
Carlos Pires - 1
César Dalbone - 1
Daniel Faulhaber - 1
Delio Guimarães - 1
Denis Vasconcelos - 1
Edison Fairbairn - 1
Eduardo Martins - 1
Eduardo Mesquita - 1
Fábio Delia - 1
Fábio Sampaio - 1
Felipe Assumpção - 1
Fernando A. Netto - 1
Fernando Magalhães - 1
Gustavo Ribeiro - 1
Gustavo Serrão - 1
Hamilton Lacerda - 1
Hugo Israel - 1
Ígor Mauro - 1
Ivan Abadesso - 1
Izo - 1
Jorge Freitas - 1
José Maurício - 1
Leo Tavares - 1
Luiz Cláudio Cruz - 1
Luiz Pinheiro - 1
Marcelo Fiorini - 1
Marcelo Monteiro - 1
Márcio Moura - 1
Marcos Diniz - 1
Marcus Paulino - 1
Marcus Vinícius Lima - 1
Mário Augusto - 1
Mário Jorge Queiroz - 1
Mílton Monteiro - 1
Otávio Porto - 1
Pabllo Rodrigo - 1
Patrícia Oliva - 1
Paulo José - 1
Rafael Pantoja - 1
Rafael Silva - 1
Renato Calunga - 1
Ricardo Lisboa - 1
Róbson Rezende - 1
Rosinaldo Mesquita - 1
Taísis - 1
Tatiana Santos - 1
Wagner Wallace - 1
Walter Ferreira - 1

Um pouco de história...

O Campeonato BV de Kart Indoor surgiu de uma brincadeira entre 11 amigos fãs do automobilismo - Marcelo Autran, Eduardo Autran, Paulo Villarim, Enio Russo, Miguel Lopes, Joaquim Melo, Ricardo Lisboa, Ivan Abadesso, Lincoln Souza, David Araújo e Sérgio Monteiro -, que viram nas pistas de kart de aluguel, que surgiram em 1996 nas principais cidades do país e no Rio de Janeiro em particular, um espaço para praticar seu esporte favorito. Do primeiro Campeonato, em 1996, para o XII BV, recém-encerrado, houve uma grande evolução em termos de organização e porte do campeonato, mas a essência é a mesma: uma grande confraternização entre amantes da velocidade.

O Primeiro Campeonato (1996). . .

Foi disputado em 8 etapas, que percorreram 7 pistas diferentes. Um total de 13 pilotos disputou as provas, e o campeão foi Paulo Villarim.

O Segundo Campeonato (1997). . .

O ano teve início com um Torneio de Verão, disputado em três etapas e que teve como campeão Ricardo Lisboa.

O campeonato propriamente dito teve sua forma de disputa alterada devido ao aumento do número de participantes. Os pilotos foram divididos em 3 categorias, A, B e C, sendo a A formada pelos pilotos do I Campeonato e as demais preenchidas pelos novos participantes, classificados de acordo com os tempos obtidos numa sessão de qualifying. Em paralelo, foi disputado o Campeonato Inter-Categorias, no qual foram computadas as melhores voltas de cada piloto ao longo das provas do campeonato. Foi instituída a premiação de medalhas para os 3 primeiros colocados de cada bateria. Um total de 31 pilotos tomou parte nas 9 etapas, sagrando-se campeões ao final:

Categoria A - Paulo Villarim
Categoria B - Lincoln Leocádio
Categoria C - Peter Haberfeld
Inter-Categorias - Paulo Villarim

Foram também premiados os pilotos com o maior número de pole-positions e o maior número de melhores voltas de cada categoria:
- Poles da Categoria A: Paulo Villarim;
- Melhores Voltas da Categoria A: Paulo Villarim;
- Poles da Categoria B: Lincoln Leocádio;
- Melhores Voltas da Categoria B: Lincoln Leocádio;
- Poles da Categoria C: Peter Haberfeld;
- Melhores Voltas da Categoria C: Peter Haberfeld.

No final do ano, após o campeonato, foi realizado um Tira-Teima, consistindo de duas provas realizadas em 14/12/97 no kartódromo do São Cristóvão F.R. Os vencedores foram:

Categoria A - Paulo Villarim
Categoria B - Jacques
Categoria C - Aline Grassano.

O Terceiro Campeonato (1998). . .

Manteve a forma de disputa do Segundo, com os 2 primeiros de cada categoria sendo promovidos à categoria acima e os 2 últimos rebaixados à categoria abaixo. Foram mantidas as categorias A, B, e C, mas ocorreu uma renovação no quadro de pilotos, juntando-se muitos novos valores à disputa, o que contribuiu para gradualmente elevar o nível técnico do campeonato. Foi eleito como Presidente da Comissão Organizadora o Otacilio Oliveira, o primeiro presidente da história do BV. Um total de 35 pilotos participou das 10 etapas, com os seguintes campeões ao final:

Categoria A - José Renato
Poles A - José Renato
Melhores Voltas A - José Renato
Pódios A - Maurício Lamartine
Categoria B - Peter Haberfeld
Poles B - Maurício Lamartine
Melhores Voltas B - Peter Haberfeld
Pódios B - Peter Haberfeld
Categoria C - Maurício Lamartine
Poles C - Gildo Pires
Melhores Voltas C - Maurício Lamartine
Pódios C - Maurício Lamartine
Inter-Categorias - Maurício Lamartine.

Para o Quarto Campeonato (1999). . .

Foi necessária uma renovação total da forma de disputa, devido ao grande aumento do número de participantes. Procurou-se estabelecer uma fórmula que mantivesse a competitividade e o interesse de todos os participantes ao longo de todo o campeonato, dividindo-o em duas fases, uma classificatória e uma decisiva. Os detalhes da forma de disputa foram os seguintes:

¨ Cada uma das fases teve 5 etapas.
¨ Em cada uma das etapas, foram disputadas 6 baterias, de forma que existiram para cada etapa 6 vencedores, 6 segundos, 6 terceiros e assim por diante.
¨ Em cada bateria, competiram 7 pilotos, perfazendo assim os 42 pilotos previamente inscritos no campeonato. Quando houve vagas (e geralmente houve), as baterias foram completadas com pilotos convidados.
¨ Na primeira fase, todos competiram contra todos, sendo que a composição de cada bateria de cada etapa foi definida de acordo com a classificação do campeonato até a etapa anterior.
¨ Ao final da primeira fase, os 14 melhores foram alocados na categoria A, os 14 seguintes na B e os demais na categoria C.
¨ Nas etapas da segunda fase, os pilotos de cada categoria competiram apenas entre si (2 baterias cada), resultando na disputa dos títulos das categorias A, B e C.
¨ O Campeonato Inter-Categorias continuou a ser disputado nos mesmos moldes dos anos anteriores, sem distinção de fases ou de categorias.

Foi re-eleito como Presidente da Comissão Organizadora o Otacilio Oliveira. Um total de 76 pilotos participou das 10 etapas e os campeões foram:

Categoria A - José da Matta
Vitórias A - José da Matta
Pódios A - José da Matta
Categoria B - Engler Haberfeld
Vitórias B - Mauro Buonocore
Pódios B - Engler Haberfeld
Categoria C - Lucas Haberfeld
Vitórias C - Filipe Jorge
Pódios C - Lucas Haberfeld
Inter-Categorias - José da Matta.

No Quinto Campeonato (2000)...

Finalmente, chegou-se à atual fórmula de disputa, que na verdade nada mais é do que a fórmula da primeira fase do campeonato de 1999 estendida ao longo de todo o ano: um campeonato de todos contra todos, onde a composição de cada bateria de cada etapa é definida de acordo com a classificação do campeonato até a etapa anterior. O modelo continuou a ser de 6 baterias de 7 pilotos em cada etapa, com o preenchimento de possíveis vagas sendo feito por pilotos convidados. Para dar uma maior motivação aos pilotos, tendo em vista o desaparecimento das categorias A, B e C, foram criadas 3 outras categorias baseadas no peso dos pilotos, a saber: os 14 pilotos mais pesados no início do campeonato passam a constituir a categoria Pesados, os 14 seguintes a categoria Médios e os 14 pilotos de menor peso a categoria Leves. Esta separação em categorias de pesos foi simplesmente para premiar os 5 primeiros de cada uma delas ao final do campeonato, não sendo utilizada com nenhum outro objetivo, como por exemplo alocação dos pilotos nas baterias. Também foram premiados os 5 primeiros do Campeonato Geral. Já o antigo Campeonato Inter-Categorias continuou existindo, tendo apenas o seu nome modificado para Campeonato de Velocidade, tendo em vista a extinção das categorias A, B e C - neste campeonato, também foram premiados os 5 primeiros.

Foi eleito Presidente da Comissão Organizadora o Miguel Lopes. Nas 10 etapas, obteve-se a participação recorde de 80 pilotos e os campeões foram:

Geral - Thiago Costa
Categoria Pesados - Mauro Buonocore
Categoria Médios - José da Matta
Categoria Leves - Thiago Costa
Velocidade - Pedro Washington
Vitórias - Thiago Costa
Pódios - Thiago Costa.

No Sexto Campeonato (2001)...

Foi mantida exatamente a mesma fórmula do Campeonato de 2000, com a única grande mudança sendo a introdução da carteira de pontos de punições de cada piloto. Foi re-eleito Presidente da Comissão Organizadora o Miguel Lopes. Tomaram parte das 10 etapas 75 pilotos e os campeões foram:

Geral - Antônio Archer
Categoria Pesados - Fábio Fabrício
Categoria Médios - Thiago Costa
Categoria Leves - Antônio Archer
Velocidade - Antônio Archer
Vitórias - Antônio Archer
Pódios - Thiago Costa.

No Sétimo Campeonato (2002)...

Foi mantida exatamente a mesma fórmula do Campeonato de 2001, apenas agora também premiando os 5 primeiros colocados por categoria - Pesados, Médios e Leves - do Campeonato de Velocidade. Foi eleito Presidente da Comissão Organizadora o Otacilio Oliveira. Tomaram parte das 10 etapas 73 pilotos e os campeões foram:

Geral - Thiago Costa
Categoria Pesados - João Eduardo Fabrício
Categoria Médios - Thiago Costa
Categoria Leves - Pedro Washington
Velocidade - Pedro Washington
Velocidade Categoria Pesados - José da Matta
Velocidade Categoria Médios - Thiago Costa
Velocidade Categoria Leves - Pedro Washington
Vitórias - Paulo Santiago
Pódios - Thiago Costa.

No Oitavo Campeonato (2003)...

Foi seguida basicamente a mesma fórmula dos Campeonatos de 2000, 2001 e 2002, com todos correndo contra todos em 10 etapas de 6 baterias cada. A diferença é que neste ano a alocação das baterias de uma etapa foi feita de acordo com a classificação dos 42 pilotos efetivos e mais os 6 primeiros pilotos convidados chamados a participar da etapa, agrupados em 6 baterias de acordo com o ranking acumulado até aquela etapa, restrito a esses 48 pilotos, ou seja, os 8 primeiros deste ranking correram no grupo 1, os 8 seguintes no grupo 2 e assim por diante. A premiação foi exatamente a mesma do Campeonato de 2002. Foi eleito Presidente da Comissão Organizadora o Miguel Lopes. Foram 10 etapas com a participação de 78 pilotos, sagrando-se campeões:

Geral - Filipe Jorge
Categoria Pesados - José da Matta
Categoria Médios - Luiz Sanchez
Categoria Leves - Filipe Jorge
Velocidade - Filipe Jorge
Velocidade Categoria Pesados - José da Matta
Velocidade Categoria Médios - Luiz Sanchez
Velocidade Categoria Leves - Filipe Jorge
Vitórias - Filipe Jorge
Pódios - Filipe Jorge.

No Nono Campeonato (2004)...

No ano de 2004, passou-se a usar uma designação diferente para os pilotos inscritos regularmente e que passaram a ser chamados de titulares (antes efetivos) e os demais de reservas (antes convidados).

Foi introduzida uma importante modificação no regulamento, velho anseio de vários pilotos por muitos anos: o uso de lastro. Tendo em vista a redução do número de pistas com karts de 9 HP e o aumento do número de pistas com retas grandes, o Campeonato de 2003 revelou, no resultado final, um nítido desequilíbrio entre as categorias de peso, que ainda não havia sido verificado, desde a introdução das mesmas em 2000. De modo a restabelecer o equilíbrio entre as categorias, a Comissão Organizadora optou então pela introdução do uso do lastro.

O campeonato teve como base a mesma fórmula de 2003, ou seja, todos correndo contra todos em 10 etapas de 6 baterias cada, com a alocação das baterias de uma etapa feita de acordo com o ranking acumulado até aquela etapa, ranking este constituído dos 42 pilotos titulares e dos 6 primeiros reservas. A diferença é que neste ano alguns pilotos passaram a ter que usar lastros de 4, 8 ou 12 kg, para participar de uma bateria, de acordo com a seguinte regra básica: a diferença de pesos entre pilotos de uma mesma bateria será de no máximo 10 kg. Para se manter um equilíbrio mínimo também no Campeonato de Velocidade, foi criada uma regra adicional: o peso mínimo de qualquer piloto, com lastro, em uma bateria será de 65 kg. Por motivos de segurança, ambas as regras anteriores ficaram sujeitas à restrição de que o lastro máximo a ser carregado por um piloto é de 12 kg. Finalmente, para efeito de aplicação da regra básica, pilotos com mais de 85 kg foram considerados como tendo 85 kg, também por motivos de segurança.

A meta desejada foi alcançada, com o equilíbrio entre as categorias sendo restabelecido. Foi eleito Presidente da Comissão Organizadora o Otacilio Oliveira. O campeonato teve a participação recorde de 97 pilotos nas 10 etapas, tendo sido campeões:

Geral - Thiago Costa
Categoria Pesados - Marcelo Araújo
Categoria Médios - Ney Lima
Categoria Leves - Thiago Costa
Velocidade - Filipe Jorge
Velocidade Categoria Pesados - Marcelo Araújo
Velocidade Categoria Médios - Ney Lima
Velocidade Categoria Leves - Thiago Costa
Vitórias - Thiago Costa
Pódios - Pedro Washington.

No Décimo Campeonato (2005)...

O campeonato teve como base a mesma fórmula de 2004, montada sob o algoritmo Pulsante Puro, ou seja, todos correndo contra todos em 10 etapas de 6 baterias cada, com a alocação das baterias de uma etapa feita de acordo com o ranking acumulado até aquela etapa.

Visando a segurança dos pilotos, passou-se a exigir o uso obrigatório de capacete, macacão e luvas. Com relação aos pilotos reservas, os mesmos passaram a ser dispensados apenas do uso do macacão quando de sua primeira participação no BV se e somente se o kartódromo não dispusesse de macacões. Com relação ao calçado, manteve-se a exigência de uso de sapatilhas ou tênis.

Em virtude do surgimento de kartódromos com capacidade de realizar baterias com mais de 10 pilotos, decidiu-se organizar o campeonato com baterias de 10 ou 11 pilotos por bateria, dependendo da capacidade do kartódromo escolhido para cada etapa. Para poder atender a essa resolução, elevou-se para 54 o número de pilotos titulares. Nas etapas com 10 pilotos por bateria, manteve-se a fórmula adotada em 2004, com as baterias sendo montadas de acordo com a classificação geral dos pilotos no campeonato, participando os 54 pilotos titulares e os 6 pilotos reservas melhores classificados. Nas etapas realizadas com 11 pilotos por bateria, as baterias foram montadas na formação original de 10 pilotos e as vagas adicionais ocupadas por pilotos reservas, remanejados das primeiras para as últimas baterias. Os pilotos titulares foram mantidos nas suas baterias de origem.

O uso do lastro limitado a 12 kg em 2004 trouxe um maior equilíbrio às baterias, mas ainda mostrou-se insuficiente principalmente para os casos de pilotos na faixa de 60 a 65 kg. Tendo-se como base o peso médio dos pilotos titulares, normalmente em torno dos 80 kg, optou-se pela elevação a 16 kg o limite máximo de lastro e estipulou-se em 80 kg o peso mínimo para a participação de qualquer piloto nas baterias. Com esta decisão, os lastros passaram a ser de 4, 8, 12 ou 16 kg.

Foi criada a Média de Desempenho por Velocidade (MDV), a ser calculada para todos os pilotos reservas. Tal medida visou, dentro do possível, impedir a alocação de pilotos reservas com características típicas dos Grupos 1, 2 ou 3, nos Grupos 4, 5 ou 6, prevenindo possíveis distorções nas baterias formadas pelo algoritmo Pulsante Puro. A restrição à alocação nos Grupos 4, 5 ou 6 passou a ser aplicada somente a partir da quarta etapa, a fim de se garantir o direito de descarte a todos os pilotos, titulares ou reservas. Para o cálculo da MDV foram computados todos os resultados de efetivas participações, depois de aplicados os descartes. O valor da MDV para a primeira participação em 2005 foi calculado sobre os resultados do Campeonato de Velocidade do ano da última participação do piloto no BV, desde 1999. A partir da primeira participação do piloto reserva no campeonato corrente, o cálculo da MDV passou a levar em conta apenas os resultados válidos do respectivo Campeonato de Velocidade.

Para que se pudesse dar à equipe de direção de prova melhores condições de trabalho, foram confeccionados 3 conjuntos de bandeiras a serem utilizados nas pistas com insuficiência das mesmas, assim como realizada a aquisição de rádios em número suficiente para uma boa assistência de pista. Uma nova bandeira foi criada, a de ‘Troca de posição’, composta de duas setas contrapostas, na cor preta, sobre um pano de fundo na cor laranja (em similaridade à bandeira de sinalização de stop-and-go).

Em virtude de dificuldades em se manter um site em um domínio grátis, foi aprovado o registro de domínio próprio para o BV e a contratação de site pago para a hospedagem da homepage do BV.

No campo da Premiação, voltou-se a premiar o piloto com o maior número de Poles e o piloto com o maior número de Voltas Mais Rápidas (como em 1997 e 1998).

Foi eleito Presidente da Comissão Organizadora o Orlando Afonso. O campeonato teve a participação recorde de 105 pilotos nas 10 etapas, tendo sido campeões:

Geral - Pedro Washington
Categoria Pesados - Cássio Kempers
Categoria Médios - Filipe Jorge
Categoria Leves - Pedro Washington
Velocidade - Pedro Washington
Velocidade Categoria Pesados - Cássio Kempers
Velocidade Categoria Médios - Luiz Sanchez
Velocidade Categoria Leves - Pedro Washington
Vitórias - Filipe Jorge
Pódios - Pedro Washington
Poles - Filipe Jorge
Voltas Mais Rápidas - Filipe Jorge.

O Décimo Primeiro Campeonato (2006)...

Seguiu exatamente a mesma fórmula do campeonato de 2005, com todos correndo contra todos em 10 etapas de 6 baterias cada, com a alocação das baterias de uma etapa feita de acordo com o ranking acumulado até aquela etapa.

Foram mantidos o número de 54 pilotos titulares e a configuração de 10 ou 11 pilotos por bateria, dependendo da capacidade do kartódromo escolhido para cada etapa, com as vagas remanescentes completadas pelos pilotos reservas melhores classificados.

Também foram mantidos o peso mínimo de 80 kg para a participação de qualquer piloto nas baterias e os lastros de 4, 8, 12 ou 16 kg.

Foi criada uma nova regra para o sorteio dos karts:
“Serão sorteados os números dos karts de cada piloto (ou os números contidos nos lacres previamente colocados nos karts quando os karts possuírem números removíveis) em número igual ao da configuração das baterias da respectiva etapa. No caso de não terem sido preenchidas todas as vagas da bateria, os karts excedentes, após terem tido a sua ordem sorteada, deverão ser posicionados atrás dos karts previamente escolhidos como reservas. Tal medida visa tornar disponíveis os mesmos karts reservas a todas as baterias, independentemente do número de pilotos de cada uma.

Sempre que possível, far-se-á o sorteio da ordem dos karts reservas, sendo o primeiro kart reserva aquele que o primeiro piloto que parar, alegando problema em seu kart, pegará em substituição ao dele, e assim por diante. Se não for possível sortear os karts reservas, vale a ordem em que os karts estiverem dispostos dentro do box.”

Tal regra ficou válida até a 4ª Etapa, tendo depois a sua parte relativa à troca de karts alterada para uma regra mais simples e mais geral: a partir da 5ª Etapa, quando da realização de uma troca, todos os karts reservas e os excedentes de uma bateria ficam disponíveis para os pilotos mediante sorteio a ser realizado no BOX e no momento da troca.

Foi re-eleito Presidente da Comissão Organizadora o Orlando Afonso. O campeonato teve a participação de 95 pilotos nas 10 etapas, tendo sido campeões:

Geral - Luiz Sanchez
Categoria Pesados - Luiz Sanchez
Categoria Médios - Orlando Afonso
Categoria Leves - Pedro Washington
Velocidade - Pedro Washington
Velocidade Categoria Pesados - Luiz Sanchez
Velocidade Categoria Médios - Orlando Afonso
Velocidade Categoria Leves - Pedro Washington
Vitórias - Luiz Sanchez
Pódios - Luiz Sanchez
Poles - Luiz Sanchez
Voltas Mais Rápidas - Pedro Washington.

O Décimo Segundo Campeonato (2007)...

Seguiu exatamente a mesma fórmula do campeonato de 2006, com todos correndo contra todos em 10 etapas de 6 baterias cada, com a alocação das baterias de uma etapa feita de acordo com o ranking acumulado até aquela etapa (tal fórmula foi escolhida em votação pela maioria dos pilotos participantes de 2007).

Tendo em vista que os termos “efetivos” e “convidados” já vinham sendo utilizados regularmente pelos pilotos ao longo de vários anos e como também são estes os termos utilizados pela maioria dos outros campeonatos de kart indoor do Rio, o BV decidiu retomar o uso destes termos em lugar de “titulares” e “reservas”, que haviam sido adotados em 2004.

Em virtude do grande aumento do número de interessados em participar do BV 2007, o número de pilotos efetivos passou de 54 para 72, a princípio com 6 baterias de 12 pilotos cada (dependendo da capacidade do kartódromo escolhido para a etapa). Os pilotos convidados passaram a ser alocados nas baterias apenas nos casos de faltas dos pilotos efetivos. De modo a amenizar o efeito de tal medida, a regra do corte de um piloto convidado, ou seja, ele não poder correr em uma bateria onde todos os pilotos efetivos tenham uma posição inferior à sua, passou a ser aplicada apenas a partir da quarta etapa, do mesmo modo que a MDV.

Com relação à MDV, também foi modificado o seu critério de corte, ou seja, o mesmo passou a ser aplicado apenas sobre o terço inferior das baterias (no caso deste ano, correspondente às baterias dos Grupos 5 e 6) e não sobre a metade das baterias, como era feito até 2006. Tal medida também contribuiu para amenizar a condição de os pilotos convidados só correrem em caso de faltas de pilotos efetivos.

Ainda em virtude do aumento do número de efetivos, o que motivou na 5a Etapa em Petrópolis, pista com apenas 10 karts, a quebra dos 11 pilotos de uma bateria em 2 qualifyings, o primeiro com 6 pilotos e o segundo com 5, aliada à nova regra para troca de kart, de se fazer o sorteio do kart apenas no momento da troca, verificou-se em decorrência um colapso no sistema de cronometragem, pelo fato de os pilotos terem vários karts disponíveis para troca e ficarem parando no box para trocar de kart até sortearem um kart que consideravam bom. A medida adotada para resolver esta situação foi limitar o número de trocas de kart em 2 por piloto durante o qualifying, excetuando-se os casos de quebra de kart. Esta limitação passou a valer não apenas para as situações de quebra de qualifying em Petrópolis, mas para todas as etapas, começando a partir da 6a Etapa.

Foram mantidos o peso mínimo de 80 kg para a participação de qualquer piloto nas baterias e os lastros de 4, 8, 12 ou 16 kg. Apenas, foi modificado o critério para a determinação das categorias de peso: ao invés de se considerar apenas o peso do piloto, como era feito até 2006, passou-se a considerar o peso mais o lastro utilizado pelo piloto, visto que é com esta configuração que ele compete contra os demais pilotos.

Foi eleito Presidente da Comissão Organizadora o Enio Russo. O campeonato teve a participação recorde de 129 pilotos nas 10 etapas, tendo sido campeões:

Geral - Fábio Konrad
Categoria Pesados - Otacilio Oliveira
Categoria Médios - Maxwell Jansley
Categoria Leves - Fábio Konrad
Velocidade - Fábio Konrad
Velocidade Categoria Pesados - Otacilio Oliveira
Velocidade Categoria Médios - Francisco Jansley
Velocidade Categoria Leves - Fábio Konrad
Vitórias - Fábio Konrad
Pódios - Fábio Konrad
Poles - Fábio Konrad
Voltas Mais Rápidas - Fábio Konrad.