terça-feira, 23 de novembro de 2010

BV 2010 - 10a Etapa

Caros amigos,

No dia 20 de novembro do corrente, foi realizada a décima etapa do BV 2010, no Kartódromo Top Kart do Extra Barra, com a participação de 48 pilotos. Pelo fato de o número de pilotos presentes para a bateria do Grupo 6 ter sido de apenas 3, a Comissão Organizadora do BV optou por juntar os pilotos dos Grupos 6 e 5 numa única bateria, mas com os resultados finais de cada um desses dois Grupos sendo compostos apenas pelos pilotos integrantes dos mesmos.

Desse modo, em termos dos pilotos do Grupo 6, quem fez o primeiro barba, cabelo e bigode do dia foi o piloto Slow Assis, que largou na pole, fez a melhor volta da prova e venceu com absoluta tranqüilidade pilotando o kart número 10, conquistando assim a sua terceira vitória no BV e segunda no ano. Em 2o lugar, obtendo o seu primeiro pódio em 2010, chegou o Marco Antonio Ribeiro e, em 3o, também conquistando o seu primeiro pódio no ano, o piloto Luiz Fernandes.

Já em termos dos pilotos do Grupo 5, quem fez o segundo barba, cabelo e bigode do dia foi o presidente do CIK Carlos Barbosa, que largou na pole, fez a melhor volta da prova e venceu com segurança, conquistando assim a sua segunda vitória no BV e primeira no ano. Em 2o lugar, obtendo o seu primeiro pódio em 2010, chegou o piloto Enio Russo, que assim homenageou o seu recém falecido pai, também Enio Russo, no dia da sua missa de mês, e, em 3o, conquistando o seu segundo pódio no ano, o Miguel Barreto.

Na bateria do Grupo 4, quem fez o terceiro barba, cabelo e bigode do dia, também pilotando o kart número 10, foi o Luiz Quintino, que largou na pole, fez a melhor volta da prova e venceu com boa margem para os demais, conquistando assim a sua primeira vitória no BV. Em 2o lugar, após excelente disputa com o Marco Rozo no início da prova e com o Jorge Soares no seu final, chegou o piloto Bismark Oliva, que assim obteve o seu primeiro pódio em 2010. Na luta pela 2a posição, Jorge Soares ultrapassou o Marco Rozo no início da prova, mas acabou perdendo esta colocação para o Bismark Oliva quando de sua parada obrigatória, finalizando em 3o lugar, a apenas 0,49 s do Bismark, e assim conquistando o seu segundo pódio consecutivo no ano. Rozo, que perdeu a pole para o Luiz Quintino por apenas 0,01 s, terminou em 4o lugar, a 4,14 s do Jorge Soares e 0,90 s à frente do Felipe Machado, que chegou em 5o.

Já na bateria do Grupo 3, tivemos o quarto barba, cabelo e bigode do dia, feito agora obtido pelo piloto Edison Fairbairn, que largou na pole, fez a melhor volta da prova e venceu com boa margem para o segundo colocado, também pilotando o kart número 10 e conquistando assim a sua quarta vitória no BV e segunda no ano. Em 2o lugar, obtendo o seu terceiro pódio em 2010, chegou o presidente do OP2 André Ricardo e, em 3o, a 3,20 s do André e conquistando o seu quarto pódio no ano, o piloto Paulo Villarim.

Na bateria do Grupo 2, quem largou na pole e venceu com grande atuação foi o Guilherme Kaiuca, que assim conquistou a sua segunda vitória no BV e no ano. Em 2o lugar, autor da melhor volta da prova e a 3,97 s do Guilherme, chegou o piloto Luiz Sanchez, que assim obteve o seu terceiro pódio em 2010. Já o último lugar do pódio foi intensamente disputado por três pilotos: Dario Franco, que chegou em 3o lugar pilotando o kart número 10 e assim conquistou o seu terceiro pódio no ano; José M. Ferreira Júnior, que terminou em 4o a apenas 0,83 s do Dario; e Rafael Franco, que finalizou em 5o a apenas 0,48 s do Ferreira Júnior.

Finalmente, na bateria do Grupo 1, tivemos uma sensacional disputa, não apenas pela vitória da prova, mas também pelo título do BV 2010. O qualifying já foi um aperitivo do que seria a corrida, com o Bruno Miranda largando na pole pilotando o kart número 10, o Fábio Konrad largando em segundo, com o mesmo tempo de classificação que o Bruno, e o seu rival na disputa pelo título, Humberto Rubin, largando em terceiro, após tirar esta posição do Orlando Afonso, que largou em quarto, exatamente quando estava acabando o qualifying. Dada a largada, as quatro primeiras posições foram mantidas e, com este resultado de momento, Fabinho e Rubin estavam empatados em pontos (141) e no número de vitórias (4), com o Fabinho conquistando o título pelo maior número de segundos lugares (4 contra 0). Mas, desse jeito, Rubin poderia se tornar o campeão até mesmo sem ultrapassar o Fabinho, desde que obtivesse o ponto da melhor volta da prova (embora isto fosse pouco provável, pelo fato de o Rubin estar pilotando o kart número 11, não tão rápido). Com o Bruno liderando com margem segura para o Fabinho, em 2o, e este também com boa margem para o Rubin e o Orlando, em 3o e 4o respectivamente, a prova foi se encaminhando para o seu final, com o Rubin deixando para fazer o seu pit stop no final da prova, de modo a não permitir uma possível ultrapassagem do Orlando no box. A tática do Rubin deu certo, com ele parando na penúltima volta e o Orlando na última, voltando colado no Rubin, mas sem conseguir a ultrapassagem. Bruno acabou vencendo a prova, conquistando assim a sua quinta vitória no BV e segunda no ano. Fabinho terminou em 2o, a 2,59 s do Bruno, obtendo a impressionante marca de 9 pódios em 10 provas e assim tornando-se brilhantemente o Campeão do BV 2010. Este foi o segundo título conquistado pelo Fabinho, que também havia sido o Campeão do BV 2007. A grande surpresa da prova correu por conta do Leandro Ahmed, que havia largado em 9o e feito o seu pit no início da corrida. Ele, com grande atuação, em que fez a melhor volta da prova e do dia, com o tempo de 26,34 s, acabou superando o Rubin e o Orlando, para fechar em 3o lugar, conquistando assim o seu quinto pódio no ano. Rubin acabou em 4o lugar, a apenas 0,96 s do Leandro, e conquistou assim o vice-campeonato do BV 2010, apenas 2 pontos atrás do Fabinho. Orlando foi o 5o, terminando a apenas 0,53 s do Rubin e fechando um dos mais disputados BVs de todos os tempos.

Enio Russo
Vice-Presidente do BV

Nenhum comentário: