segunda-feira, 6 de junho de 2011

BV 2011 - 4a Etapa

Caros amigos,

Em 21 de maio do corrente, foi realizada a quarta etapa do BV 2011, no kartódromo de Guapimirim, com 69 pilotos, um recorde absoluto em termos de participações em etapas do BV fora da Cidade do Rio de Janeiro. Muito deste recorde se deve ao esforço em melhorar este kartódromo, que vem sendo empreendido por nosso amigo e piloto Fernando A. Netto, a quem agradecemos de público. Além de realizar a restauração da pista e investimentos na área social, Fernando adquiriu um conjunto de novos karts de 13 HP, que propiciou disputas equilibradas em todas as baterias da etapa.

Na primeira bateria do dia, a do Grupo 6, a pole foi obtida pelo piloto estreante Fábio Mello, com outro estreante, Carlos Nadaes, largando em 2º e Robison Luiz em 3º. No final, Carlos Nadaes acabou conquistando a vitória, fazendo ainda a melhor volta da prova. Fábio Mello terminou em 2º, a 5,23 s do Nadaes, e Robison Luiz chegou em 3º, a 5,95 s do Fábio, obtendo assim o seu primeiro pódio no ano.

Na segunda bateria, a do Grupo 5, tivemos o único barba, cabelo e bigode do dia, feito obtido pelo piloto Ed Cordeiro, que largou na pole, fez a melhor volta da prova e venceu com boa distância para o 2o, conquistando assim a sua sexta vitória no BV e primeira no ano. Já as colocações a seguir foram bastante disputadas, com Dorgival Junior, que havia largado em 6º, fazendo ótima prova, terminando em 2º e assim obtendo o seu primeiro pódio em 2011. Em 3º, colado no Dorgival, a apenas 0,88 s dele e também com ótima corrida, chegou o Otacilio Oliveira, que havia largado em 5º e assim também conquistou o seu primeiro pódio no ano. Em 4º lugar, depois de largar também em 4º, chegou o Luiz Silveira, a 2,64 s do Otacilio, e, em 5º, a apenas 0,60 s do Luiz Silveira, chegou o piloto Luiz Quintino, que havia largado em 2º.

Na terceira bateria do dia, a do Grupo 4, quem largou na pole, fez a melhor volta da prova e cruzou a linha em primeiro lugar foi o piloto Jorge Claudio. No entanto, Jorge Claudio acabou deixando sua vitória escapar, ao receber uma punição pós-prova de 20 segundos por não ter feito sua parada obrigatória durante a corrida. Assim, acabou sendo declarado o vencedor o Thiago Amorim, que conquistou então a sua sétima vitória no BV e primeira no ano. Em 2º lugar, chegou o Paulo Cezar Custódio, que assim obteve o seu primeiro pódio em 2011, e, em 3º, a apenas 0,95 s do Paulo Cezar, o Homero Dornellas, que assim também conquistou o seu primeiro pódio no ano. Com a punição de 20 segundos, Jorge Claudio acabou em 4º lugar, a 1,76 s do Homero.

Já na quarta bateria do dia, a do Grupo 3, quem largou na pole, fez a melhor volta da prova e se encaminhava para a vitória foi o piloto Leandro Ahmed. Infelizmente, o kart do Leandro quebrou e ele foi obrigado a trocá-lo por outro, perdendo muito tempo nesta troca (a quebra se deu no meio do circuito) e terminando a prova em décimo lugar. Com isso, a vitória caiu no colo do Elias Kaiuca, que fez ótima prova após largar em 5º e conquistou assim a sua terceira vitória no BV e primeira no ano. Em 2º lugar, a 2,16 s do Elias e obtendo o seu primeiro pódio em 2011, chegou o piloto Felipe Assumpção. Já o último lugar no pódio foi intensamente disputado por 4 pilotos: Versolírio Junior chegou em 3º, a 3,39 s do Felipe, e assim conquistou o seu segundo pódio no ano; em 4º, finalizou o Rafael Franco, a apenas 0,88 s do Versolírio; em 5º, chegou o Luiz Arthur, a apenas 0,69 s do Rafael; e, em 6º, o piloto Carlos Chinelli, a apenas 0,92 s do Luiz Arthur.

Na quinta bateria, a do Grupo 2, quem largou na pole e venceu com tranquilidade foi o piloto Thiago Costa, que assim ampliou a sua vantagem como recordista do BV, com trinta e quatro vitórias, sendo a primeira neste ano. Já o 2º lugar foi intensamente disputado por outros cinco pilotos: Fernando Netto chegou em 2º, a 5,65 s do Thiago, conquistando assim o seu segundo pódio consecutivo em 2011; em 3º lugar, a apenas 0,98 s do Fernando, finalizou o piloto Ricardo Stelling, que assim também obteve o seu segundo pódio consecutivo no ano; em 4º, a apenas 0,56 s do Ricardo, chegou o José Renato Contente; em 5º, a apenas 0,84 s do José Renato, terminou o Zandor Ahmed; e, em 6º, a 1,28 s do Zandor, o piloto Orlando Afonso. A melhor volta da prova foi obtida pelo Slow Assis, que finalizou em 8º lugar.

Finalmente, na sexta bateria do dia, a do Grupo 1, Humberto Rubin largou na pole e, do mesmo modo que o Leandro na quarta bateria, parecia se encaminhar para mais uma vitória, quando, infelizmente, seu kart quebrou e ele foi obrigado a trocá-lo. Rubin foi mais rápido que o Leandro em sua troca e nesta bateria ainda conseguiu terminar em oitavo lugar. O vencedor acabou sendo então o piloto Fábio Konrad, que havia largado em 2º e acompanhava de perto o Rubin. Fábio fez ainda a melhor volta da prova e do dia, com o tempo de 32,48 s, conquistando assim a sua décima quinta vitória no BV e primeira no ano. O 2º lugar foi intensamente disputado durante toda a prova pelos pilotos Marçal Mello e Guilherme Kaiuca, com o Guilherme conseguindo a ultrapassagem quase no final da prova, para obter o seu terceiro 2º lugar consecutivo em 2011. Marçal terminou colado no Guilherme, a apenas 0,24 s dele, conquistando assim o seu segundo pódio consecutivo neste ano. Um pouco atrás destes dois, chegaram outros quatro pilotos: em 4º lugar, a 2,00 s do Marçal, chegou o ainda líder do campeonato Fernando Magalhães; em 5º, a 1,70 s do Fernando, terminou o Pedro Ivo Netto; em 6º, a apenas 0,53 s do Pedro Ivo, chegou o presidente do OP2 André Ricardo; e, em 7º, a apenas 0,51 s do André, o Rodrigo Araújo.

Enio Russo
Presidente do BV 2011

Nenhum comentário: