sábado, 31 de outubro de 2009

BV 2009 - 8a Etapa

Caros amigos,

Em 19 de setembro do corrente, foi realizada a oitava etapa do BV 2009, no kartódromo de Guaratinguetá, com a participação de 45 pilotos, sendo seis de Petrópolis (dois efetivos, Luiz Felipe Filho e Maurílio Ferreira, e quatro convidados, Hamilton Lacerda, Gil Martins, Raphael James e Vinicius Santos) e um de Macaé, o Bruno Aranha (com o pai Élcio).

1a Bateria (Grupo 6):

Tomada de tempo:

O estreante André Dias marcou a pole, fazendo o segundo tempo o Sílvio Dornellas. O terceiro tempo foi obtido por outro estreante, o José Gomes, e o quarto tempo pelo Rogério Oliva, depois de 3 meses parado. Seguiram-se Carlos Henrique, Luiz Quintino e Alexandre Carvalho. Por um erro do kartódromo, as posições de largada acabaram sendo invertidas, com o Luiz Quintino largando em primeiro, o José Gomes em segundo, o Sílvio Dornellas em terceiro, o Rogério Oliva em quarto e seguindo-se o Carlos Henrique, o Alexandre Carvalho e, por último, o André Dias, que havia marcado a pole (queriam dar mais emoção?).

Corrida:

Luiz Quintino largou em primeiro e Sílvio Dornellas assumiu a segunda posição logo na largada, ultrapassando o José Gomes, que caiu para a terceira posição. Pouco depois, Sílvio ultrapassou também o Luiz Quintino, assumindo a primeira posição. Enquanto isso, vindo lá de trás e fazendo excelente corrida, ultrapassando todo mundo, aparecia o André Dias, a esta altura já em segundo, colado no Sílvio. André acabou então suplantando também o Sílvio e assumindo a liderança da prova para não mais perdê-la, obtendo assim a sua primeira vitória no BV logo em sua estréia. André na realidade obteve o primeiro barba, cabelo e bigode do dia, pois fez ainda a melhor volta da prova. Sílvio terminou em segundo lugar, a 3,99 s do líder, conseguindo assim o seu primeiro pódio no ano. Desde as primeiras voltas, houve muitas trocas de posição nas classificações subseqüentes, com destaque para o Rogério Oliva, Alexandre Carvalho e Carlos Henrique, que caí­ram para as últimas posições, recuperando-se brilhantemente ao longo da bateria. José Gomes enfrentou pane no seu kart, cedendo sua posição para os demais ao trocá-lo. Luiz Quintino, estreando no BV, mostrou bastante disposição principalmente nas primeiras voltas, quando liderou, mas acabou tendo que ceder posições. No final, Rogério Oliva chegou em terceiro lugar, também obtendo assim o seu primeiro pódio em 2009, seguindo-se o Alexandre Carvalho, Carlos Henrique, José Gomes e Luiz Quintino.

2a Bateria (Grupo 5):

Tomada de tempo:

Marcelo Moura, pilotando o kart 25, conquistou a pole. Paulo C. Miranda conquistou a segunda posição, prometendo muita briga com o Anderson Sepulveda e o Marcelo R. Lima, terceiro e quarto respectivamente, em função dos tempos marcados, muito próximos. Em quinto ficou o Carlos Barbosa, seguido do Robison Luiz e do Felipe Machado.

Corrida:

Marcelo Moura foi absoluto, conquistando a sua sétima vitória no BV e primeira no ano, sem nunca ser ameaçado, além de ter feito a melhor volta da prova, obtendo assim o segundo barba, cabelo e bigode do dia. Após a largada, Anderson Sepulveda assumiu a segunda posição, isolando-se na frente com o Marcelo Moura. Como previsto, a disputa pela terceira posição foi muito boa, tendo o Carlos Barbosa levado a melhor depois que o Paulo C. Miranda e o Marcelo R. Lima se envolveram num pequeno acidente, que resultou num stop-and-go para o PC a fim de devolver-lhe a posição. Com o enrosco dos dois, o Robison Luiz assumiu a quarta posição, mais tarde reconquistada pelo Marcelo R. Lima. No final, Anderson Sepulveda chegou em segundo, o seu terceiro seguido no BV, e Carlos Barbosa terminou em terceiro, obtendo assim o seu segundo pódio no ano. Seguiram-se Marcelo R. Lima em quarto, Robison Luiz em quinto, Paulo C. Miranda em sexto e Felipe Machado em sétimo lugar.

3a Bateria (Grupo 4):

Tomada de tempo:

Zandor conquistou facilmente a pole, com mais de 8 décimos de vantagem. Seguiram-se Sérgio Dornellas, Bruno Aranha e Eurico Mello com tempos muito próximos, assim como Hamilton Lacerda, Ígor Mauro, Homero Dornellas e Paulo C. Custódio. Fechou o grid o João Paulo Marques, correndo nesta bateria por ter chegado atrasado.

Corrida:

Zandor distanciou-se rapidamente, mantendo uma diferença de 4 a 6 décimos sobre os corredores mais próximos. O kart 25 começava a mostrar a sua força sobre os demais. No final, Zandor venceu com uma diferença de 8,79 s sobre o segundo colocado, conquistando assim a sua primeira vitória no BV e obtendo o terceiro barba, cabelo e bigode do dia. Sérgio Dornellas, com Eurico Mello colado no seu pára-choque traseiro até o final da bateria, manteve-se na segunda posição, conquistando assim o seu segundo pódio no ano, enquanto Eurico conquistava o seu primeiro pódio em 2009. Homero Dornellas, na melhor largada do dia, pulou da sétima para a terceira posição. Ainda na primeira volta, Bruno Aranha, que não largara bem, estava dividindo a terceira curva com o Hamilton Lacerda, quando Ígor Mauro forçou em cima do Hamilton Lacerda, por dentro, lançando-o sobre o Bruno Aranha, que, em função da pancada lateral e da sujeira na parte externa da curva, não conseguiu segurar o kart e foi para a grama, rodando em câmera lenta, caindo para a última posição. Homero Dornellas, Hamilton Lacerda e Ígor Mauro seguiram trocando de posição por diversas vezes. Com a disputa, bastante acirrada, o Bruno Aranha, numa excepcional corrida de recuperação, quando marcou o segundo tempo da bateria, alcançou-os, conseguindo ultrapassá-los e conquistando a quarta posição. Hamilton Lacerda chegou a seguir, em quinto, e Homero Dornellas ainda perdeu a sexta posição para o Paulo C. Custódio, terminando em sétimo, seguido pelo João Paulo Marques em oitavo. Ígor Mauro retirou-se da pista por pane do seu kart, terminando em nono.

4a Bateria (Grupo 3):

Tomada de tempo:

Com bastante vantagem, Gil Martins marcou a pole, seguido de Guilherme Kaiuca, Raphael James, Gustavo Clí­maco, Vinicius Santos, André Ricardo, Roberto Queiroz e Maurí­lio Ferreira.

Corrida:

Uma das melhores disputas do dia foi a do Gil Martins com o Guilherme Kaiuca. Os dois proporcionaram a todos uma disputa tensa, quando o Guilherme, que conquistou a melhor volta da bateria, pressionou o Gil o tempo todo, fazendo-o ir ao limite sem chance para erro. A diferença entre eles na chegada foi a menor do dia, míseros 17 centésimos, refletindo claramente o nível da disputa ao longo de toda a bateria. Gil conquistava assim a sua quarta vitória no BV e primeira no ano, enquanto Guilherme obtinha o seu segundo pódio no ano. Raphael James largou mal e caiu para a quinta posição, recuperando rapidamente a terceira posição antes de completar a segunda volta, mantendo-se nela até o final e obtendo assim o seu segundo pódio em 2009. André Ricardo caiu para a última posição ao ter o motor do seu kart apagado logo após o impulso de largada. Este mesmo kart quebraria mais tarde, tirando-lhe toda e qualquer chance de recuperação. Vini­cius Santos e Gustavo Clí­maco disputaram acirradamente a quarta posição e chegaram imediatamente atrás do Raphael, com Vinicius em quarto a apenas 0,81 s do Raphael e Gustavo em quinto a apenas 0,84 s do Vinicius. Um pouco mais atrás em sexto chegou o Roberto Queiroz, a 3,14 s do Vinicius. Em sétimo terminou o André Ricardo e, em oitavo, o Maurí­lio Ferreira, que enfrentou uma pane no seu kart, o que o obrigou a trocá-lo, terminando a prova em último lugar.

5a Bateria (Grupo 2):

Tomada de tempo:

Leandro Ahmed, demonstrando a excelente fase de evolução por que passa, marcou a pole com mais de 3 décimos sobre o 2o e quase 1 segundo sobre o 3o, 4o e 5o colocados. O kart que pilotou, o 25, manteve, desta forma, a fama de o mais rápido. Alexandre Araújo conquistou a segunda posição, seguido pelo Ed Cordeiro, Slow Assis e Luiz Felipe Filho, que marcaram praticamente os mesmos tempos, prometendo boa disputa na pista. Fecharam o grid o Edison Fairbairn, o Elias Kaiuca (que trocou de kart) e o Alex Kid.

Corrida:

Leandro Ahmed disparou na frente, seguido pelo Alexandre Araújo alguns metros atrás, sem ameaçá-lo, e parecia estar obtendo uma das mais fáceis vitórias do dia, até que seu kart 25 quebrou, deixando o caminho livre para o Alexandre Araújo conquistar a sua primeira vitória no BV. Ed Cordeiro largou mal, caindo para a sétima posição. Elias Kaiuca, demonstrando ter acertado ao trocar de kart ainda na tomada de tempo, largou muito bem e fechou a segunda volta já em quinto lugar, realizando uma prova de recuperação espetacular ao conquistar a segunda posição, obtendo assim o seu terceiro pódio no ano. Destaque também para o Ed, que conquistou a terceira posição depois de uma perseguição implacável ao Luiz Felipe Filho, seguida de uma acirrada disputa, quando o superou e obteve assim o seu quarto pódio em 2009, chegando a apenas 0,29 s do Elias. Ambos foram beneficiados pela quebra do kart do Slow Assis, que quebrou quando ele ocupava a terceira posição. Luiz Felipe Filho terminou em quarto, a 1,21 s do Ed, Edison Fairbairn chegou em quinto, Alex Kid em sexto, a apenas 0,59 s do Edison, Leandro Ahmed em sétimo após a quebra do seu kart, fazendo ainda a melhor volta da prova, e Slow Assis em oitavo.

6a Bateria (Grupo 1):

Tomada de tempo:

Os tempos da tomada já indicavam duas disputas, uma entre Fábio Konrad, Orlando Afonso, Rodrigo Araújo e Daniel Faulhaber, com as posições do grid nesta ordem, e a outra entre Thiago Costa e Otacilio Oliveira, que largaram a seguir em quinto e sexto. Um detalhe interessante, o Fábio Konrad marcou o melhor tempo do dia na tomada, mostrando que estava com o melhor kart dentre os que sobraram. Sobraram 7 karts para 6 pilotos.

Corrida:

Fábio Konrad, confirmando o excelente conjunto, largou e foi abrindo, volta a volta, uma pequena diferença para o segundo colocado, Orlando Afonso. A terceira posição foi sendo alternada entre Rodrigo Araújo e Daniel Faulhaber. Lá pela quarta ou quinta volta, o kart do Fábio Konrad começou a falhar e parou, deixando o Orlando Afonso na liderança, com Rodrigo Araújo e Daniel Faulhaber colados na sua traseira. Enquanto isso, Thiago Costa travava uma batalha com Otacilio Oliveira, conseguindo, com muito custo, suplantá-lo, conquistando a quarta colocação. A liderança do Orlando Afonso passou, em determinado momento, para as mãos do Daniel Faulhaber, que a sustentou por umas três voltas, quando então voltou para o Orlando Afonso. Estas posições foram mantidas até a última volta, quando, por um erro de tomada no miolo, o Orlando Afonso cedeu sua posição para o Daniel Faulhaber e para o Rodrigo Araújo, que embutiu no Daniel e também conseguiu a ultrapassagem sobre o Orlando Afonso. Nestas posições, eles cruzaram a linha de chegada, com a diferença entre o primeiro e o terceiro colocados sendo de apenas 3 décimos (e de apenas 0,18 s entre os dois primeiros). Some-se a este dado o fato de a diferença entre as melhores voltas dos três ter sido de apenas 69 milésimos de segundo, para que se possa imaginar quão disputada foi esta vitória. Daniel conquistou assim a sua sexta vitória no BV, sendo a quinta no ano e quarta consecutiva, e fez ainda a melhor volta da prova e do dia (excluindo-se as das tomadas de tempo), com o tempo de 58,90 s, dando uma firme arrancada rumo ao título deste ano. Rodrigo obteve o seu quinto pódio em 2009, sendo o terceiro consecutivo, também demonstrando sua ótima fase, e o presidente do BV Orlando Afonso conquistou o seu quarto pódio neste ano. Seguiram-se Thiago Costa em quarto, Otacilio Oliveira em quinto e Fábio Konrad em sexto. O kart reserva, que Fábio havia pegado após a quebra do seu kart original, também quebrou, na última volta, com um final de bateria lacônico para quem esteve com a vitória garantida.

Parabéns a todos por mais esta emocionante etapa do BV 2009!

Orlando Afonso
Presidente do BV

Enio Russo
Vice-Presidente do BV

Nenhum comentário: